23/07/2021 às 13h30min - Atualizada em 23/07/2021 às 00h00min

Parlamentar sugere implantação de UTI neonatal na Santa Casa de São Roque

Toninho Barba explica que a região de Sorocaba tem um déficit de ao menos 31 leitos da Unidade de Terapia Intensiva

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

A Câmara Municipal de São Roque informou nesta quinta-feira (22) que o vereador Toninho Barba sugeriu a implantação de uma UTI neonatal na Santa Casa da cidade. Ele reforça a importância neste período em que o prefeito do município, Guto Issa, afirmou que realizará a reforma do berçário com uma emenda de R$ 500 mil do deputado estadual Ataíde Teruel, com estimativa de ficar pronto até final de agosto.

Segundo a Casa de Leis, Toninho Barba explica que conforme dados da Fundação Seade, a região metropolitana de Sorocaba tem um déficit de ao menos 31 leitos de UTI Neonatal. “A UTI Neonatal é um setor que deve atender aos recém-nascidos com assistência humanizada e de qualidade, com serviços médicos e de enfermagem 24 horas por dia”, fala o vereador.

O parlamentar ainda comenta que há um projeto para reforma e reestruturação do berçário, por isso, seria importante buscar a criação da UTI neonatal. “Estatísticas apontam que 10% dos partos são prematuros e ocorrem geralmente na 37ª semana de gestação por vários motivos, entre os quais, rompimento da bolsa, contrações precoces e hipertensão, com isso, a fragilidade do recém-nascido é ainda mais exposta, devido a não completa formação de toda sua estrutura corporal, levando a dificuldades respiratórias, hemorragias intracerebrais, infecções que podem ocasionar a morte ou consequências no desenvolvimento psicomotor, intelectual e emocional, ou seja, quanto menor é a idade gestacional, maior é a probabilidade de complicações”, esclarece Toninho Barba.

O Ofício foi encaminhado para a atual administradora da Santa Casa, Taís Danilucci, e agora o vereador aguarda um retorno sobre a possibilidade de o hospital oferecer os serviços de UTI neonatal para atender a cidade e a região por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.