21/07/2021 às 15h54min - Atualizada em 21/07/2021 às 15h55min

4 dicas essenciais antes de contratar uma transportadora de medicamentos

Tomar a decisão de contratar uma transportadora de medicamentos é a solução mais aplicável para indústrias farmacêuticas, clínicas, hospitais, entre outros ambientes ligados com a área da saúde.

Mas, para que realmente aconteça um transporte ágil, de qualidade, e principalmente, seguro, é preciso estar atento nas 5 dicas que separamos para você que busca transporte de medicamentos.

1. Cumprimento das normas e exigências legais para atuar como transportadora de medicamentos

A logística de medicamentos deve ser realizada com total embasamento nas normas e leis pertinentes a esses serviços, como, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O processo é bem cuidadoso e voltado para segurança dos medicamentos e profissionais que lidam com esse tipo de situação, por isso, toda empresa do segmento deve possuir: Certificado de Regularidade Técnica (CRF) do Conselho Regional de Farmácia; Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE), cedida pela ANVISA; Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB); Autorização de funcionamento emitido pela prefeitura. 2. Empresa experiente e com profissionais qualificados

Sabemos que o ponto mais importante para contratar um serviço é o preço final, mas quando falamos da logística farmacêutica, o ideal é não colocar esse ponto na balança, mas sim outros, como: experiência e profissionalismo.

Tenha certeza que a contratação está sendo realizado com uma empresa logística experiente e que te dê suporte, segurança e confiança para que os seus medicamentos possam ser transportados.
  3. Frota completa e adequada

Alguns tipos de medicamentos precisam contar com ambientes diferenciados, como a carga refrigerada. Além disso, ainda existem questões como a limpeza, bom estado de conservação e documentação do veículo e condutor em dia.

Seguindo as preocupações com esse tipo de transporte, vale destacar que para esse tipo de serviço é adequado evitar colocar no mesmo carregamento cargas que não condizem com a categoria de medicamentos.

4. Agilidade e segurança andando lado a lado

A busca por uma empresa de transporte para área médica também deve estar atrelada a segurança e agilidade, afinal, estamos falando de produtos que podem salvar vidas.

Então, a empresa deve realizar um cuidadoso planejamento para garantir tanto a segurança, quanto a agilidade na entrega dos medicamentos transportados. Sendo assim, cada aspecto da rota deve ser levantado e quais são os riscos existentes nessa fase — como atrasos, restrições no trânsito, dificuldades na entrega, entre outros.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.