19/07/2021 às 14h40min - Atualizada em 19/07/2021 às 14h41min

Setor de pizzarias lucrou mais de R$ 2 bilhões nos últimos 5 anos

Segmento não para de se inovar, inclusive lançando novos sabores

Independentemente de qual seja o forno usado, o fato é que o mercado de pizzas se mantém aquecido - e não há qualquer previsão para que algo mude nesse sentido. Afinal, a redonda é um dos pratos mais queridos dos brasileiros e que, aliás, foi reinventado por aqui.

 

Segundo levantamento do site de caça-níquel online Betway, há mais de 40 mil pizzarias no Brasil. Mas o número que mais surpreende é o quanto o setor cresceu nos últimos anos: R$ 2 bilhões. Anualmente, o segmento cresce em média de 6% a 8%.

 

Engana-se que esse é um mercado tradicional e, por isso, não sofre com mudanças. Apesar de manter os sabores tradicionais, as pizzarias não param de criar para atrair os consumidores.

 

Pelo telefone ou app

Por conta da pandemia, diversos segmentos foram afetados, incluindo o de eventos e os restaurantes. No caso das pizzarias, muitas tiveram que acelerar o processo de digitalização para atender os clientes.

 

Em 2020, o número de pizzarias que trabalham apenas via entregas aumentou em 10%. No total, cerca de 60% das pizzarias brasileiras atuam somente com delivery.

 

Esse tipo de estabelecimento possui um ótimo custo-benefício, já que não requer um espaço físico, nem profissionais para atender os clientes. Sem contar que boa parte dos empreendedores sabe que não precisa estar em uma grande rede de entregas, como o iFood. Cada pizzaria pode, por exemplo, ter o próprio aplicativo e, assim, otimizar as taxas.

 

 

Pizzas à brasileira

O brasileiro é conhecido pela criatividade, e não poderia ser diferente na hora de consumir pizza. Enquanto em outros países as pessoas colocam no máximo um pouco de azeite na redonda, aqui, o ketchup costuma acompanhar o prato. Embora 86% dos paulistas não gostem de adicionar nada na pizza, em outras localidades, o condimento é visto com bons olhos (ou boca).

 

No Norte, cerca de 83% das pessoas consomem pizza com ketchup. No Nordeste, esse número é de 63%. Porém, no Sul, apenas 31% têm esse hábito.

 

No que diz respeito aos sabores, a calabresa é a preferida de todo o país. No entanto, como pode ser visto nesta pesquisa exclusiva sobre consumo de pizza, não quer dizer que a redonda seja igual em todos os lugares. Em São Paulo, por exemplo, a calabresa costuma vir com queijo, já fora desse estado, é normal consumir a redonda com queijo.

 

Além disso, existem pizzarias que não param de inovar e criar sabores um tanto “diferentes”. Em Registro, no interior paulista, há redonda do sabor de sushi e em João Pessoa uma que recebeu o nome de Juliette (vencedora do BBB21) - feito com o salgadinho preferido da participante.

 

Inusitado ou tradicional, o fato é que existe pizza para todos os gostos e públicos. Por isso, é um prato tão querido pelos brasileiros e que sempre estão presente nas comemorações.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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