14/07/2021 às 10h35min - Atualizada em 14/07/2021 às 10h35min

O que fazer para dependentes químicos aceitarem a internação?

Assessoria de Imprensa Foto: Pixabay

Lidar com a dependência química não é uma tarefa fácil para o dependente e para os amigos e familiares. A dependência química é uma doença crônica que além de afetar o organismo, ocasiona grandes impactos na vida social e profissional do usuário de substâncias químicas.

Para que o dependente químico possa ter os impactos amenizados e permaneça longe das drogas, é fundamental investir em excelentes formas de tratamento, como a internação em uma clínica de reabilitação em Goiás.

Apesar de ser a melhor solução, nem todos os dependentes químicos possuem o discernimento para optar por uma internação voluntária e espontânea. Dessa forma, a família e os amigos precisam incentivar e conscientizar sobre a importância do tratamento em uma clínica de recuperação.

Confira dicas de como ajudar o dependente químico a aceitar a internação:

 

1. Tenha conhecimento sobre o assunto

 

Para conseguir ajudar o dependente químico, é importante que os amigos e familiares tenham conhecimento sobre a seriedade do assunto.

A dependência química é uma doença crônica, responsável por causar grandes prejuízos para a saúde e para o convívio do usuário de substâncias químicas. Por esse motivo, não é preciso ser um especialista, mas é fundamental pesquisar a fundo sobre o assunto, como os principais sintomas e as melhores formas de tratamento.

 

2. Trabalhe uma comunicação compreensiva

 

É muito importante que os amigos e familiares não ataquem, não julguem e não constranjam o dependente químico, essas atitudes só farão com que ele se isole ainda mais e não confie em quem apenas quer ajudar.

Dessa forma, é muito importante trabalhar um diálogo extremamente compreensivo.

 

3. Seja uma pessoa empática e paciente

 

É imprescindível trocar os insultos e julgamentos por palavras simpáticas e compreensíveis, para que dessa forma o dependente químico se sinta acolhido e confie em quem quer ajudá-lo.

Durante os diálogos, é muito importante explicar sobre a importância do tratamento de drogas, com muito respeito e compaixão.

 

4. Incentive a participação em grupos de apoio

 

A participação em grupos de apoio pode ser um ponto importante para que o dependente químico tenha contato com pessoas que estão em tratamento, e que estão tendo resultados na desintoxicação.

É uma forma de compartilhamento de experiências, para que um possa auxiliar o outro no processo de reabilitação e recuperação.

 

5. Opte por uma internação involuntária

 

Nos casos em que o dependente químico mesmo com todo apoio ainda recusa a internação e oferece perigo para si mesmo e para todos a sua volta, os familiares podem optar por uma internação involuntária.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.