03/07/2021 às 14h56min - Atualizada em 03/07/2021 às 14h57min

Prefeituras da região de Sorocaba negam que foram aplicadas vacinas vencidas da AstraZeneca

Levantamento baseado no cruzamento de dados oficiais indicou que pelo menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas do imunizante

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: Portal G1

Após um levantamento indicar que pelo menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, as prefeituras da região de Sorocaba negaram que os imunizantes foram aplicados fora do prazo de validade.

De acordo com o Portal G1, o balanço foi baseado no cruzamento de dados oficiais do governo federal. O trabalho dos especialistas Sabine Righetti, da Unicamp, e Estêvão Gamba, da Unifesp, foi publicado na sexta-feira (02) pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Os números, aos quais o G1 também teve acesso, apontam que o problema ocorreu com doses de oito lotes do imunizante.

Sendo assim, as prefeituras citadas da região de Sorocaba negaram o problema e atribuem o achado do levantamento a uma falha dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde disse ao portal que todas as doses são encaminhadas às cidades dentro do prazo e que, caso aplicações fora do período aconteçam, é preciso se sujeitar a uma nova aplicação "respeitando um intervalo de 28 dias entre as doses".

Segundo Sabine Righetti, uma das autoras do levantamento de dados, as informações são do DATASUS e da Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE). A equipe analisou a data de vencimento dos lotes que ainda estavam sendo ministrados no país.

Primeiro, foram localizados oito lotes da AstraZeneca que já venceram. Posteriormente, esses dados foram cruzados com as datas de aplicação informadas. Ainda de acordo com a pesquisadora e jornalista, esses são os únicos lotes que já passaram da validade no Brasil.

Prefeituras negam

São Roque

A Prefeitura de São Roque disse que recebeu o lote 4120Z005 de AstraZeneca entre janeiro e fevereiro, dentro do prazo de validade, que expiraria em 14 de abril. O que ocorreu foi um erro de digitação no cadastro digital da vacinação contra a Covid-19 e que o equívoco no sistema já foi corrigido.

Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba garantiu que não houve recebimento ou aplicação de vacina vencida contra a Covid-19 na cidade e que isso pode ser apurado ao se comparar as datas das ações de imunização no município com os prazos de validade de cada lote. A Secretaria da Saúde de Sorocaba já identificou que houve falha pelos estabelecimentos no momento da digitação da data de aplicação da vacina.

Piedade

A Secretaria Municipal de Saúde de Piedade informou que realizou a verificação desta informação e concluiu que somente recebeu o lote 4120Z001, que foi utilizado na cidade, mas dentro da data de validade (29 de março). O recebimento deste lote em questão ocorreu em fevereiro e o término de sua utilização foi no dia 1° de março.

Araçoiaba da Serra

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçoiaba da Serra disse que não recebeu nenhum dos lotes identificados na reportagem. Segundo a administração, trata-se de um erro de digitação que já está sendo corrigido e aconteceu no lançamento das doses aplicadas, diante do preenchimento automático do sistema VaciVida.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.