A matemática da Cartela de Bingo

Foto sobre "A matemática da Cartela de Bingo"

Você já se perguntou como é feita a aleatoriedade de uma cartela de bingo? Afinal nenhuma é igual a outra, impedindo mais de uma pessoa de ser a vencedora da rodada. De toda forma existe todo um cálculo matemático e estudos de ano para chegar ao que é hoje. Não perca os melhore truques e estratégias clicando no link

Neste artigo te mostramos a estrutura por trás de uma cartela no jogo. Talvez conhecendo mais possa jogar com mais propriedade. Se preferir pode multiplicar tudo isso com alguns Bônus exclusivos, este será outro cálculo que pode ver CLICANDO AQUI.  Neste artigo te mostramos:

  • Como foram criados as cartelas
  • Tipos de cartões
  • O processo de randomização
  • Confiabilidade no jogo

 

  Criação das cartelas de Bingo

 

Por volta do Século XV, surgiu na Itália um jogo chamado de "Lo Gioco del Lotto d'Italia". Seu significado é literalmente a sua tradução, ou seja, "O jogo de loteria da Itália". O jogo funcionava de maneira muito semelhante a uma loteria moderna. Nele os jogadores faziam apostas sobre as chances de certos números serem sorteados.

Por volta de 1700, uma versão do Lo Gioco del Lotto d'Italia foi jogada na França, onde os cartões de papel eram usados ??pela primeira vez. O intuito era rastrear os números sorteados por quem ligava. Dentro desta versão o processo de produção das cartas foi feito manualmente por muito tempo. Otimizando a produção apenas anos depois, com a evolução das impressões digitais. Neste contexto, as cartas eram reutilizáveis, o que significa que os jogadores usavam fichas para marcar os números chamados. Então houve uma limitação no número de cartelas exclusivas, devido ao processo de randomização ser feito de forma manual. Antes do advento do Bingo online ou do vídeo bingo, os cartões eram impressos em cartolina e, cada vez mais, em papel descartável.

Tipos de Cartões

Existem dois tipos de cartelas de Bingo. Um é uma grade 5x5 destinada ao Bingo de 75 bolas, amplamente jogado nos Estados Unidos. O outro usa uma grade 9x3 para o estilo britânico "Housie" ou Bingo de 90 bolas.

Tipo de Bingo

Características

Formato da cartela

 

Cartões de Bingo de 75 bolas

Os apostadores do bingo de 75 bolas utilizam cartelas que possuem cinco colunas com cinco quadrados cada (5x5). Onde cada quadrado contém um número, com exceção ao do meio, que vem livre de números.

As colunas são rotuladas como "B" (números 1-15), "I" (números 16-30), "N" (números 31-45), "G" (números 46-60) e "O" (números 61–75).

 

Cartões de bingo de 90 bolas

Mais popular no Reino Unido o bingo de 90 bolas, ou Housie, como é popularmente conhecido. As cartelas de bingo costumam ser chamadas de "tíquetes''. Cartelas possuem estrutura com três linhas e nove colunas.

Cada linha possui cinco números e quatro espaços em branco que são distribuídos de forma aleatória ao longo desta linha. Os números são distribuídos por coluna (1–9, 10–19, 20–29, 30–39, 40–49, 50–59, 60–69, 70–79 e 80–90).

Um mito popular do Bingo afirma que Edwin S. Lowe, contratou alguém para criar 6.000 cartões de Bingo aleatórios e exclusivos. O professor da Universidade de Columbia Carl Leffler é o responsável pela inovação que tornou o jogo mais desafiador. Infelizmente o esforço supostamente deixou Leffler louco. A permutação aleatória manual é uma tarefa onerosa e demorada que limitou o número de cartelas de Bingo disponíveis para jogar por séculos. Quer saber mais sobre o Pai do bingo moderno? Clique neste artigo e saiba tudo

 

 

Randomização

 

 

O cálculo de permutações aleatórias é uma questão estatística, baseando-se principalmente no uso de cálculos fatoriais. De maneira simplificada, o número de colunas "B" são exclusivas e assumem a disponibilidade dos 15 números para primeira linha de forma real. Assim, apenas 14 dos números estão disponíveis para a segunda linha, pois um foi utilizado pela linha anterior. De forma que 13, 12 e 11 algarismos vão estar disponíveis para cada uma terceira linha, bem como para a quarta e quinta linhas respectivamente.

Desta forma, a exclusividade das colunas "B" (e "I", "G" e "O" também) são de (15 - 14 - 13 -12 - 11) = 360.360. Devido a existência de um espaço livre, na coluna “N” esse número diverge. Assim, existem apenas (15 - 14 - 13 - 12) = 32.760 possibilidades de combinações exclusivas. O produto das cinco linhas (360,* 32.760) descreve o número total de cartas de jogo exclusivas. Esse número é 552.446.474.061.128.648.601.600.000 simplificado como 5,52x1026 ou 552 setilhões de possibilidades.

A completa impressão de um conjunto de cartões de Bingo é impossível de maneira simples e prática. Se um trilhão de cartões pudesse ser impresso a cada segundo, uma impressora precisaria de mais de dezessete mil anos para imprimir apenas um conjunto. Entretanto, mesmo que determinada combinação numérica seja única em cada carta, o número de cartas possíveis cartelas vencedoras oscila. Se um jogo vencedor usando, por exemplo, a linha #3 requer o conjunto de números B10, I16, G59 e O69, existem 333.105.095.983.435.776 (333 quatrilhões) de cartas vencedoras. Portanto, o cálculo do número de cartelas de Bingo é mais prático do ponto de vista do cálculo do número de cartelas vencedoras únicas. Para escolher a cartela certa existem truques que podem ajudar. Saiba mais!

O cálculo da Confiabilidade

Se antes você tinha alguma dúvida quanto à segurança ou probabilidades do Bingo, isso acabou. Os números demonstram o quanto o jogo é imparcial e cheio de possibilidades diferentes, por tanto, é preciso ter a sorte como fator determinante e vale até simpatia para ganhar no jogo. Mas para escolher o lugar para jogar é mais estratégico e você pode ver como CLICANDO AQUI.

 

 

Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.