18/06/2021 às 13h23min - Atualizada em 18/06/2021 às 13h23min

Como funciona a mudança de temperatura para a parte respiratória?

Essa alteração pode diminuir a motilidade de cílios do epitélio respiratório

- Fotos: Divulgação

No trato respiratório – desde o nariz, seios da face, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, temos um epitélio que recobre tudo isso, que é o epitélio muco-ciliar – ele tem pequenos pelinhos, com movimentação.

Este muco da superfície funciona como uma ‘colinha’ que serve para grudar bactérias, substâncias que entram junto com o ar e que não deveriam entrar em contato com este trato respiratório.

O que a mudança de temperatura faz? A mudança brusca de temperatura – principalmente para o frio – pode diminuir a motilidade destes cílios do epitélio respiratório.

Aquele muco que fica na superfície – que geralmente é eliminado com a movimentação destes cílios – fica parado e úmido, ao invés de proteger este epitélio, junta mais bactérias, fungos e vírus, o que pode levar à infecção.

Ar Seco - O nariz é um grande filtro. Ele permite que o ar passe por ali. Este ar é aquecido, umedecido e filtrado, antes de ser jogado para o pulmão traqueia, brônquios etc.

Quando temos um ar muito seco, é quase como este nariz não desse conta. Ou como se começássemos a ter sintomas nasais importantes. Forma-se crosta, casca. Há uma dificuldade respiratória. Podem acontecer sangramentos pelo nariz.

A pessoa que respira pela boca, ou seja, que não usa o nariz para filtrar, aquecer e umidificar o ar, sofre ainda mais com o tempo.

Sobre a Dra. Adriana Gimenes Pim

Médica Otorrinolaringologista com mais de 20 anos de experiência, Dra. Adriana oferece atendimento ambulatorial - presencial e por Telemedicina - em Otorrinolaringologia. “Na medicina priorizo o atendimento humanizado, que envolva corpo, mente e espírito no processo de cura, e o paciente como corresponsável por sua saúde, trabalhando comigo”, avalia.

Sobre a Akasha

Akasha é uma palavra em sânscrito que significa céu, espaço ou éter. Segundo a Filosofia Hindu, Akasha quer dizer a energia universal.  “Queremos ajudar o paciente, de forma personalizada e individualizada, nesse processo de encontrar sua melhor versão, seja com ferramentas como Yoga, Psicanálise, Reiki ou Astrologia, seja com a orientação nutricional e física adequadas”, finaliza Adriana.

Akasha – Saúde Integrativa

Rua São Judas Tadeu 12 sala 03, Jardim Villaça - São Roque, SP.

Consultas, Agendamentos: WhatsApp: (11) 93247-0893

@akashasaudeintegrativa | www.somosakasha.com


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.