09/06/2021 às 16h35min - Atualizada em 09/06/2021 às 17h53min

Donos de bares e restaurantes criticam medida de fechamento anunciada pela Prefeitura de São Roque

Decisão do Executivo vai restringir o funcionamento dos locais para apenas drive-thru neste fim de semana

- Foto: Freepik
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Donos de bares e restaurantes em São Roque fizeram críticas à nova medida implementada pela Prefeitura Municipal nesta quarta-feira (09), que pretende restringir o funcionamento dos locais para apenas drive-thru no fim de semana do Dia dos Namorados, dias 12 e 13 de junho. Essa decisão, segundo o governo são-roquense, foi tomada pelo comitê de combate à Covid-19, que também alterou as regras de fiscalização. A multa para os estabelecimentos que desrespeitarem a determinação municipal será dobrada, de R$ 5 mil para R$ 10 mil, e os recorrentes serão fechados com suspensão do alvará de funcionamento.

O empresário Ailton Piovan conversou com a nossa redação e demonstrou insatisfação diante da medida, ressaltando que muitos atuantes deste segmento se prepararam para o fim de semana comemorativo. “Nós todos nos preparamos para o Dia dos Namorados, porque é um dos melhores dias para os restaurantes. Temos que cumprir todos os protocolos de segurança e meu estabelecimento é mais seguro do que qualquer ônibus de São Roque ou qualquer outra aglomeração, então parte do princípio que eu não sou culpado. Não posso ser sacrificado por acharem que bares e restaurantes não estão cumprindo com a sua parte”, disse Piovan, afirmando que está consciente da gravidade que a pandemia proporciona e sugerindo que a Prefeitura intensifique a fiscalização ao invés de restringir o funcionamento.

A ação, segundo o governo são-roquense, se faz necessária para preservar a vida, já que a cidade está com a ocupação de leitos nos Hospitais (público e privado) próxima da superlotação e os restaurantes do Roteiro do Vinho vêm registrando aglomerações frequentes aos finais de semana.

Pablo Fernando, proprietário da cervejaria La Maison De La Bière, declarou que o prefeito da cidade “foi bem infeliz na decisão de prejudicar o segmento de bares e restaurantes”. Ele completa dizendo que apesar de saber que diversas pessoas descumprem os protocolos de segurança, a decisão do Poder Executivo não é justa com quem respeita as determinações. “Fiscalizar é dever da Prefeitura e, a meu ver, as novas restrições não vão funcionar, porque teremos, por exemplo, outros tipos de comércio lotados neste final de semana”.

Além de sua colocação sobre a medida, ele diz que faltou planejamento da administração antes de proibir as atividades dos estabelecimentos e que o governo poderia ter, ao menos, programado esse fechamento com maior antecedência. “Nós fizemos investimentos. Eu, por exemplo, comprei 20 barris de chopp e não vou poder usar no final de semana, então eu acho que ele poderia ter programado essa decisão para outro final de semana e neste promover a fiscalização dos locais”, continuou o munícipe.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.