05/06/2021 às 17h00min - Atualizada em 04/06/2021 às 11h44min

Dia do Vinho é celebrado neste domingo

O presidente do SINDUSVINHO de São Roque, Fernando Leite, falou sobre a atuação do sindicato, que trabalha para promover o produto

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Comemorado no primeiro domingo de junho, que será no próximo domingo (06), o Dia Nacional do Vinho foi criado a fim de enaltecer a produção brasileira. O Projeto de Lei que institucionalizou a data é do ano de 2008, mas somente em 2015 o senador Lasier Martins enviou o requerimento à publicação para que ele fosse aprovado em 2017.

Além de ser celebrado em São Paulo e Minas Gerais, o dia faz parte da cultura de três estados pertencentes à região sul do Brasil, país que possui uma extensa área de produção de vinho. A cidade de São Roque, por exemplo, é destaque neste quesito e inclusive é considerada como a Terra do Vinho pelo seu vasto setor de cultivo.

O presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque, Fernando Leite, conversou com a nossa reportagem e falou sobre a atuação do SINDUSVINHO, que foi fundado em 1936 e hoje possui 18 associados que têm como principal função promover a bebida e fortalecer o segmento sempre com ações voltadas ao desenvolvimento de produtos.

“Nós temos uma parceria que podemos chamar de pública/privada, porque a gente é parceira da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e do Instituto Federal. Com ela, estamos fazendo uma pesquisa de plantio de uvas orgânicas na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de São Roque, que já está bem avançada porque é trabalhada há vários anos. Além disso, temos encontrado bastante futuro nesta pesquisa, pois estamos desenvolvendo algumas cepas para que a cidade tenha novamente aquela paisagem vitífera, coberta de vinhedos, como era na década de 60 e 70”, disse o presidente do sindicato.

Ele ainda afirma que o título que São Roque possui como ‘a terra do vinho’ é considerado como a grande locomotiva que puxa o turismo do município. “Isso pode servir como atrativo e outras atividades podem ser agregadas. Todo o nosso setor também gera muito emprego, tanto no enoturismo, quanto na enogastronomia, então acho que isso é muito importante para a cidade”, declarou.

Com relação às ações tomadas diante da pandemia de coronavírus, o SINDUSVINHO informa que tem enfrentado dificuldades em promover evento e, desta forma, está utilizando as vendas on-line como meio de promoção. “Os nossos associados estão ligados às plataformas de e-commerce e oferecendo descontos bem atrativos para os clientes que adquirem os seus vinhos. No último ano, tivemos um aumento da venda on-line de quase 100%, pois devido à disseminação do vírus e ao fechamento do comércio, muitos visitantes e clientes optaram pela compra na internet”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.