31/05/2021 às 11h02min - Atualizada em 31/05/2021 às 11h02min

Vantagens de morar em regiões com ciclovia

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

A cidade de São Paulo possui um pouco mais de doze milhões de habitantes, espalhados por aproximadamente mil e quinhentos quilômetros quadrados. De acordo com levantamento de 2020 do IBGE, o número de automóveis é equivalente a 30,7 milhões, ou seja, há mais carros, caminhões e ônibus do que pessoas na capital paulista.

O trânsito da capital é conhecido por ser um dos mais intensos do país, além de ser caótico e constante. Uma forma de driblar o tráfego intenso de automóveis e de circular pela cidade mais rapidamente é utilizando as ciclovias. De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET),  a cidade possui 680,0 km de vias cicloviárias, sendo 648,4 km de Ciclovias/Ciclofaixas e 31,6 km de Ciclorrotas.

Caso você esteja procurando apartamentos à venda em São Paulo, lembre-se de procurar uma região ou bairro que possua uma ciclovia, porque é uma garantia de que você terá uma alternativa para se locomover pela cidade em dias de engarrafamentos.

 

Viver perto de ciclovias aumenta a chance de usar bicicleta

 

Um estudo feito por pesquisadores da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) da Universidade de São Paulo, em colaboração com a Universidade de Melbourne, na Austrália, mostra que a chance de usar bicicletas como meio de transporte aumenta em 154% quando se vive perto de ciclovias.

 

O uso das bicicletas como meio de transporte é uma solução verde e sustentável para este problema de excesso de automóveis. Em 2020, o número de vendas de bicicletas registrou um aumento de 50% comparado com o ano anterior. Este já é um indicativo de que as pessoas pensam cada vez mais nas bicicletas como a principal forma de se locomoverem por uma cidade lotada de automóveis.

 

Quais as principais ciclovias da capital paulista

 

Sabe-se que a utilização de bicicletas possui a vantagem de evitar o tráfego intenso de carros nas ruas de São Paulo, tendo em vista que as ciclovias são exclusivas para ciclistas. A capital possui algumas ciclovias que podem ser consideradas as principais, são elas: Ciclovia Avenida Paulista, Ciclofaixa Rebouças, Ciclofaixa Consolação e Ciclovia Rio Pinheiros.

No caso da última, caso esteja procurando por apartamentos à venda em Pinheiros, considere o fato de que o bairro possui uma das principais ciclovias da cidade. A Ciclovia Rio Pinheiros foi inaugurada em 2010 e é uma das mais extensas da capital, com aproximadamente 20 quilômetros. Com uma bicicleta, em Pinheiros, a facilidade de se locomover por São Paulo é garantida.

 

Vantagem de praticar atividades físicas

 

Morar perto de uma ciclovia pode ser essencial para manter uma rotina de atividades físicas. Durante o isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, é comum se encontrar em uma situação onde não há vontade nem ânimo para realizar atividades físicas dentro do apartamento.

De acordo com relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 2020, o recomendado é que adultos façam atividades físicas moderadas de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa por semana. Ao ter uma ciclovia perto de onde mora, as necessidades semanais de atividade física são supridas pedalando com a bicicleta pela cidade.

 

Economize mais!

 

Ao optar por andar de bicicleta no lugar de um automóvel, a maior vantagem adquirida será a financeira. Imagine pessoas que moram em apartamentos na Zona Oeste, de São Paulo, e precisam realizar um percurso entre Lapa e Perdizes. Com uma bicicleta, além de evitarem o custo que seria gasto em gasolina ou transporte público, podem cortar o trânsito ao andar pela ciclovia.

Substituir o automóvel pela bicicleta também traz vantagens financeiras. Ao comparar os valores gastos em gasolina, reparos, manutenção e estacionamento com os de uma bicicleta, é possível perceber o quão vantajoso é ter uma, porque além de economizar dinheiro com os altos valores anteriormente gastos no automóvel, você ajuda o planeta ao não emitir CO2.

 

Ao procurar um lugar para morar, considere as ciclovias

 

Antes de decidir onde morar, considere as melhores localizações, baseando-se no que o bairro tem a oferecer, como ciclovias, parques, shopping centers, e os melhores tipos de apartamentos. O apartamento studio combina muito bem com quem quer economizar sem abrir mão da praticidade, porque é um imóvel compacto e bem planejado, que não te faz abrir mão do conforto.

Este tipo de apartamento junta a praticidade com a economia, e nada mais prático e econômico do que uma bicicleta em tempos de alta da gasolina, não? Por isso, ao procurar um apartamento, lembre-se que não são só os custos do imóvel que devem ser levados em conta, mas os do automóvel também. Ter uma bicicleta e usar as ciclovias é a forma perfeita de juntar economia, saúde e praticidade.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.