31/05/2021 às 10h57min - Atualizada em 31/05/2021 às 10h57min

Vendas de imóveis na capital de SP cresce 14,2% em meio à pandemia

Desde o final de março de 2020, a pandemia da COVID-19 fez com que as pessoas ficassem isoladas e começassem uma nova rotina em meio a um momento que exige o distanciamento social. Alguns serviços e trabalhos foram adaptados, de modo que fossem realizados em casa (home office).

Com isso, algumas pessoas podem ter percebido que não tinham o espaço adequado em casa para trabalhar, seja a falta de um escritório ou a falta de concentração no trabalho por estar realizando no conforto do lar. Neste ano, a procura por apartamentos à venda em São Paulo aumentou e o mercado imobiliário cresceu consideravelmente.

Um levantamento feito pelo Secovi-SP aponta aumento de 14,2% no número de imóveis vendidos na cidade de São Paulo entre o período de setembro do ano passado e fevereiro deste ano. Este é o dado mais atual, com relação ao registrado no mesmo período entre setembro de 2019 e fevereiro de 2020.

 

Mais unidades vendidas

 

A Pesquisa do Mercado Imobiliário, estudo realizado pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP, aponta que em março deste ano foram vendidas 4761 unidades residenciais (casas e apartamentos) na capital paulista.

Este resultado de vendas é 0,5% menor do que o registrado no mês de fevereiro, no qual foram vendidas 5009 unidades, mas é 77,5% superior em comparação com março de 2020, que teve 2683 unidades vendidas.

Com a tendência de ficar mais tempo em casa, as pessoas começam a procurar lugares para morar que sejam confortáveis e tenham um local para trabalhar, seja um escritório ou um dormitório.

 

O mercado imobiliário cresceu

 

O mercado imobiliário teve um crescimento durante o período da pandemia. O estudo aponta que entre abril de 2020 e março de 2021 foram vendidas 54.964 unidades. Este número é 5,9% superior ao mesmo período anterior (abril de 2019 a março de 2020), no qual foram vendidos 51.987 casas e apartamentos em São Paulo.

De acordo com dados divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mesmo com a crise econômica e sanitária causada pelo impacto da pandemia na cidade de São Paulo, o setor imobiliário registrou crescimento de 26% no ano de 2020. Ao todo, foram vendidas 119.911 unidades residenciais.

Para aqueles que começaram a trabalhar em casa e não querem continuar gastando a mesma quantia de dinheiro onde moram, a solução pode ser procurar por um apartamento mais compacto e econômico. Por exemplo, os apartamentos studio podem ser a solução para quem não quer gastar muito em um imóvel e não quer abrir mão do conforto, da praticidade e do lazer.

A previsão da Secovi-SP para este ano é de que o mercado imobiliário continue apresentando um bom desempenho e um crescimento considerável, que está estimado entre 5% e 10%, em comparação com o ano passado. Para que o crescimento aconteça, a taxa de juros deve permanecer baixa e estável, a inflação deve ficar sob controle e o PIB tem que voltar a crescer.

 

A taxa de juros é a menor na história

 

Em outubro de 2020, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu manter a taxa de juros da economia em 2%. Este valor é o menor desde que a série histórica inciou, em 1996. A manutenção de juros baixos acontece por conta da preocupação causada pelo impacto da pandemia da COVID-19 nos setores econômicos.

Com a taxa de juros baixa, o poder de compra das pessoas aumenta. Agora,  para aqueles que procuram casas e apartamentos à venda, a possibilidade de morar em bairros mais nobres da capital paulista é um pouco maior. Sejam casas em Perdizes ou apartamentos em Pinheiros, a oportunidade de ter uma residência em um bairro melhor pode ser considerada.

 

Com a alta do mercado, opções não faltam

 

Na hora de escolher um imóvel para morar, muitos fatores devem ser considerados, como o preço, o tamanho em metros quadrados, o número de banheiros e dormitórios, o bairro em que estão localizados e a proximidade com centros de interesse, como parques, mercados, shopping centers e outros tipos de localidades.

A alta e o crescimento do mercado imobiliário em São Paulo durante a pandemia mostram que não faltam opções para quem procura um apartamento à venda na capital paulista. Muitas pessoas querem morar em um novo imóvel, seja para finalmente sair do aluguel ou para viver em um bairro melhor e bem localizado na cidade.

Para quem deseja morar na zona oeste de São Paulo, considerada a mais nobre da capital, apartamentos à venda em Perdizes podem ser a solução. O bairro é bem arborizado e está bem localizado na cidade. Pontos turísticos e locais bem conhecidos se encontram na região, como o estádio Allianz Parque, o Teatro Tuca, o Shopping Bourbon e o Parque da Água Branca.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.