21/05/2021 às 11h23min - Atualizada em 21/05/2021 às 11h23min

O que diz o MEC sobre pós-graduação?

A resolução CNE/CES nº 1 do Ministério da Educação, de 8 de junho de 2007, é o documento que regulamenta o ensino de pós-graduação nas instituições, de acordo com alguns critérios.

A regulamentação indica que os cursos de lato sensu, mais conhecidos como pós-graduação, só podem ser ofertados por instituições credenciadas no MEC. Além disso, afirma também que as especializações englobam a pós-graduação EAD ou presencial, e ainda o MBA (curso voltado para Negócios e Finanças).

Os cursos são voltados, exclusivamente, para candidatos diplomados no bacharelado ou na licenciatura. Não podendo receber o diploma estudantes que ainda não tenham concluído a primeira graduação.

A resolução conta com 7 artigos esclarecedores para você que quer saber tudo sobre os cursos de pós-graduação à distância ou presencial. Confira mais alguns pontos e tire suas dúvidas!

 

Carga horária dos cursos de pós-graduação

 

Assim como todas outras modalidades de ensino superior, o MEC também estabelece uma carga horária mínima para os cursos de pós-graduação em Pedagogia EAD ou em qualquer outra área. O mesmo também funciona para a modalidade presencial.

São 360 horas-aula, computadas apenas pelo tempo que o professor da instituição de ensino destina à explanação do conteúdo. Qualquer outra atividade complementar, como execução de trabalhos e estudos rotineiros, não são computados.

 

Os professores devem ser especialistas na área

 

Quem acabou de sair da graduação e procura uma pós-graduação online ou um curso de pós-graduação em Libras EAD precisa contar com professores especialistas naquele assunto. E o Ministério da Educação prevê isso.

A resolução de 2007 garante que o corpo docente do lato sensu deve ser composto, obrigatoriamente, por 50% de profissionais mestres e doutores. Ambos os títulos também precisam ser credenciados pelo MEC para que a pós-graduação seja credenciada.

 

Pós-graduação à distância também é válida

 

Algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre a credibilidade da pós-graduação à distância. Porém, o próprio MEC a reconhece.

O Ministério estabelece que uma pós-graduação em Educação EAD ou qualquer curso de pós-graduação EAD só podem ser ofertados por instituições credenciadas pela União.

Além disso, é necessário que os cursos de pós-graduação em Educação Infantil EAD, por exemplo, tenham em seu cronograma, a inclusão de provas pessoais e ainda o trabalho de conclusão de curso.

 

Como saber se o curso de pós-graduação EAD é credenciado?

 

Para responder a essa dúvida e você consiga escolher o melhor curso de pós-graduação à distância, basta acessar o Portal e-mec. O site é uma iniciativa do Ministério da Educação e pode ser utilizado por qualquer pessoa.

No Portal, na aba consulta avançada, basta inserir o nome da instituição de ensino para ter acesso à situação da faculdade com o Governo Federal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.