Procon-SP notifica 10 companhias aéreas sobre política de passagens na pandemia

Fernando Capez, diretor do órgão, cobrou transparência nos procedimentos adotados

Assessoria de Imprensa
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Creditos da imagem: Fernando Capez afirma que empresas devem ser transparentes na política de passagens

O Procon-SP notificou 10 companhias aéreas para que expliquem as políticas de comercialização  de passagens, bem como os procedimentos para cancelamentos, desistências e remarcações na  pandemia.  

O objetivo é tornar as ações mais transparentes para os consumidores. “O Procon quer que as  empresas tornem mais claras as políticas que estão sendo adotadas quanto aos cancelamentos,  reagendamentos e reembolsos, a fim de verificar se as regras vigentes estão sendo realmente  aplicadas”, afirma Fernando Capez, Diretor Executivo do Procon-SP. 

 

Gigantes do ramo terão de prestar esclarecimentos 

Entre as empresas citadas estão a Gol, Azul e Latam, além das internacionais TAP, Air France,  Iberia, Lufthansa, American Airlines, Alitalia, e Air Europa. De acordo com Fernando Capez, as  empresas devem apresentar as seguintes informações: 

– termos e condições gerais de contratação aplicáveis às transações realizadas pelos  consumidores no site da empresa – bilhetes para embarque e desembarque em 2020/2021,  bem como comprovação da forma de sua disponibilização para ciência do público consumidor; 

– política de alteração (remarcação), cancelamento e desistência de reservas de voos, com  indicação dos prazos regulares aplicados, bem como dos estabelecidos na situação emergencial  da pandemia da Covid-19; 

– comprovar documentalmente a política de cancelamento, desistência e reembolso aplicável  aos casos de contratações de bilhetes aéreos realizadas pelos consumidores com a  intermediação de agências/operadoras de turismo;

– comprovação de funcionamento de canais de atendimento aos consumidores, para  recebimento e tratamento de demandas de natureza operacional e/ou financeira, em razão da  pandemia da Covid-19.

 

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