03/05/2021 às 13h44min - Atualizada em 03/05/2021 às 13h44min

Procedimentos estéticos são permitidos durante a gravidez e trazem benefícios para a saúde do corpo e da mente

Intervenções devem ser realizadas por profissionais especializados e com o conhecimento do médico da futura mamãe

Assessoria de imprensa foto Pexels

A gravidez é um período de muitas transformações na vida de uma mulher. A mudança física é a mais visível e evidente, mas alterações emocionais e hormonais costumam causar um impacto ainda maior na rotina das gestantes.

Inseguranças quanto à própria imagem e autoestima podem ser agravadas pela suposição de que tratamentos estéticos, até os mais corriqueiros, são proibidos para quem está esperando um bebê. Isso, no entanto, não é verdade. Com os devidos cuidados, como tudo nesse período, as grávidas podem – e até devem – seguir cuidando da beleza em toda gestação.

Nos primeiros três meses, a atenção precisa ser maior, pois é o período em que ocorre a formação do feto e alguns produtos e medicamentos podem prejudicar o bebê, causando malformações. Por outro lado, é um momento em que as mudanças físicas nas gestantes são menos perceptíveis.

Passado o primeiro trimestre da gestação, um dos procedimentos que podem ser feitos e com ótimos resultados é a drenagem linfática. Como tudo nesse período, a autorização médica é importante, mas os benefícios da técnica são vários, como a diminuição do inchaço, melhora da circulação, alívio de desconforto nas pernas e tornozelos e diminuição do risco de desenvolver varizes, além do momento de relaxamento que proporciona. ‘’Com a elevação hormonal principalmente da progesterona, o edema se tornará rotineiro no dia a dia da grávida. A drenagem linfática para gestantes ameniza esse sintoma, mas para sua aplicação alguns cuidados devem ser tomados em relação ao posicionamento na maca, o creme utilizado precisa ser neutro, sem conter ativos, e em algumas regiões como o abdômen é realizado apenas um deslizamento para hidratação da pele’’ explica Adrianne Moura carvalho, Fisioterapeuta Master da clínica Lica Cinelli de integração Corporal.

A limpeza de pele regular também está liberada para gestantes, mas procedimentos como os peelings devem ser suspensos no período. Deixar de cuidar da pele do rosto durante a gravidez pode exacerbar danos que vão dar trabalho para reverter depois do parto. Na rede de clínicas Lica Cinelli há um protocolo específico para esses cuidados nesta fase tão especial da vida da mulher.

Os benefícios são vários, como o controle da oleosidade, diminuição dos comedões (cravos) e remoção das células mortas. ‘’Neste procedimento tomamos muito cuidado com a escolha dos cosméticos pois substâncias como a trietanolamina, ácido salicílico, dentre outros, são completamente contraindicados para esse período e capazes de atravessar a barreira placentária e fazer mal para o bebê; assim como a alta frequência e qualquer outro recurso eletroterapêutico. Vale lembrar que a hidratação da pele dessa gestante é fundamental e para isso contamos com um tratamento exclusivo com produtos Abeille Royale da Guerlain. Também enfatizamos sempre o uso do protetor solar, podendo ser associado à vitamina C, que minimizam o aparecimento do Melasma, tão temido pelas gestantes’’.

Além da liberação do médico para os procedimentos, outros pontos merecem atenção. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um alerta para três substâncias, muito presentes em cosméticos como tinturas, cremes e hidratantes, que são contraindicadas na gravidez: chumbo, cânfora e ureia acima de 3%. Tornar a leitura dos rótulos dos produtos um hábito durante a gestação pode contribuir para que a futura mamãe não corra o risco de usar um cosmético não recomendável.

Sobre a Lica Cinelli Integração Corporal – A Clínica Lica Cinelli foi fundada em 2013 pela empresária Lica Cinelli e reúne em um só lugar tratamentos estéticos, orientação médica e momentos de relaxamento. Tudo isso em um ambiente acolhedor, charmoso e elegante. Tecnologia de ponta e protocolos exclusivos são os principais diferenciais das unidades que nos transportam para um day spa. Apaixonada pelo universo dos cosméticos e da beleza, assim é Lica Cinelli. Formada em economia, tinha uma carreira solida na área quando decidiu investir no sonho de abrir uma clínica própria com um novo conceito em beleza, saúde e bem-estar.

Lica Cinelli Integração Corporal:

Rebouças - Av. Rebouças, nº 3.753 | 11 3034-3320

Alphaville - Av. Cauaxi, nº 293 - cj.: 1904 | 11 4382-1339

Itaim Bibi - R. Pais de Araújo, nº 29 - cj.: 134 | 11 3078-8574

www.licacinelli.com.br

@licacinelli

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.