26/04/2021 às 14h56min - Atualizada em 26/04/2021 às 15h01min

Exposição imerge público de São Roque em ilustrações de Darcy Penteado

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista em vias públicas da cidade

- Fotos: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Uma perspectiva diferente do famoso “País das Maravilhas” poderá ser vista pelos habitantes e visitantes da cidade de São Roque (SP) a partir de 30 de abril. Na exposição “Por Dentro de Alice no País das Maravilhas: uma visão e imersão nas ilustrações de Darcy Penteado”, o público é convidado a apreciar a visão diferenciada do artista sobre a obra originalmente escrita por Lewis Carroll em 1865. As 76 ilustrações da mostra foram feitas por Darcy na década de 1960 e utilizadas na Edição Comemorativa brasileira do livro, lançada em 2005. Adaptadas para o evento, as imagens foram reproduzidas em cartazes, impressões e grafites espalhados pela cidade.

A mostra terá uma dinâmica diferente, pensada para garantir a segurança sanitária dos espectadores e evitar o contágio com a Covid-19. Por isso, as obras estarão dispostas em 12 pontos diferentes da cidade, localizada a aproximadamente 70km da capital paulista e terra natal do artista homenageado. Para saber como chegar até elas, os interessados devem baixar o aplicativo Caça à Alice (disponível apenas para Android). Já os usuários de outros sistemas operacionais devem solicitar informações e interagir com o WhatsApp oficial da exposição, por meio do número (11) 99407-1427.

No app, o usuário encontrará informações sobre a exposição, conhecerá um resumo da história de Darcy Penteado, terá acesso aos locais em que as obras foram disponibilizadas e ainda poderá participar de um jogo interativo. Para isso, deve se dirigir aos locais indicados e, por meio do aplicativo, fazer a leitura do QR Code encontrado no local. Será um código para cada ponto (ou seja, 12 no total) e quem completar todos desbloqueará um certificado de conclusão personalizado.

Já os usuários de outros sistemas operacionais terão ao seu dispor o WhatsApp. Neste, a dinâmica funcionará da seguinte maneira: a pessoa interessada deve entrar em contato com o número oficial da exposição para receber todas as informações e dar início ao jogo interativo. Ao encontrar os QR Codes, deverá publicar uma foto no Instagram, marcando o perfil @alicepordarcypenteado. Finalizado o roteiro, o certificado personalizado estará disponível e será enviado também via WhatsApp. As ilustrações e QR Codes estão localizados na Estação Ferroviária (1), Praça Vereador Taufik Elias Fandi (2), Cine São José (3), Estrada do Vinho Capela da Grama (4), Praça da Matriz (5), Praça da República (6), Mata da Câmara (7), Largo dos Mendes (8), Centro Cultural Brasital (9), Recanto da Cascata (10), Avenida Bandeirantes (11) e Sítio Santo Antônio (12).

O projeto foi contemplado no Edital Darcy Penteado 01/2020 pela Lei Aldir Blanc nº 14.017, com o título Por Dentro de Alice no País das Maravilhas – Uma Imersão nas Ilustrações de Darcy Penteado. Possui o objetivo de fortalecer o legado do artista, resgatando a obra cultural de um nome tão importante nascido na cidade, e ao mesmo tempo tão pouco reconhecido pela população são-roquense. A mostra também terá apoio da rede pública e privada de ensino, com atividades sugeridas na grade escolar, de forma que crianças e adolescentes possam agregar conhecimento cultural, tanto sobre Darcy quanto a respeito dos pontos turísticos de São Roque. “Esperamos que, desta maneira, possamos incentivar o conhecimento por parte do público e em especial aos seus conterrâneos”, afirma Matheus Albuquerque, proponente da exposição. O projeto terá a duração de 90 dias e será encerrado em 30 de julho.

Sobre Darcy Penteado

Nascido em São Roque (SP) em 1926, foi um artista plástico autodidata e iniciou sua carreira na publicidade em 1944. Começou a ilustrar livros a partir de 1945 e a trabalhar com cenografia e trajes teatrais a partir de 1947. Participou, como ilustrador, do grupo Novíssimos, em 1948, e teve importantes trabalhos com ilustração de livros como os de Jorge Amado, Graciliano Ramos e Hilda Hilst, entre outros. Destacou-se como contista, publicou quatro livros, foi um dos principais editores do jornal Lampião da Esquina (jornal com temática homossexual que vigorou de 1978 a 1981), pioneiro e militante do movimento LGBTQIA+ no Brasil. Viveu sete anos na Europa, expondo e retratando personalidades das artes e do cinema, como Audrey Hepburn (a “bonequinha de luxo”). Participou de diversas bienais nacionais e internacionais, realizou inúmeras mostras individuais no Brasil e no exterior. Seus quadros fazem parte de acervos distribuídos por todo o mundo, como a colagem “Eu”, exposta na galeria principal do Masp, em São Paulo (SP).

Seus principais prêmios foram: cartaz para a II Bienal de São Paulo; Saci; Bienal de Teatro; Disco de Ouro e Jabuti (Melhor Capa de Long-play e Melhor Ilustrador, respectivamente).

Darcy Penteado dedicou mais de 40 anos à arte em suas múltiplas facetas. O artista doou em testamento parte de sua obra para sua cidade natal, onde se encontra o acervo mantido e administrado pela Prefeitura Municipal por meio da Divisão de Cultura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.