Vereador são-roquense pede distribuição gratuita de máscaras para usuários do transporte público

Paulo Juventude exalta que, neste momento de pandemia, é importante a ação proativa do Poder Público para proteger essa população que está mais exposta

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Foto sobre "Vereador são-roquense pede distribuição gratuita de máscaras para usuários do transporte público"

O vereador Paulo Juventude protocolou na Câmara Municipal, no último dia 14 de abril, a Indicação nº352/2021, direcionada ao Chefe do Poder Executivo, solicitando a distribuição gratuita de máscaras do tipo PFF2/N95 para usuários do transporte público durante as fases vermelha, laranja e amarela da pandemia da Covid-19, como forma de prevenção da doença.

Na indicação, o parlamentar explica que tais máscaras oferecem maior proteção contra a contaminação por partículas, diminuindo o risco de contaminação quando não há como manter o distanciamento necessário de outras pessoas, algo muito comum e corriqueiro no transporte público. O texto também explica que as máscaras feitas em tecido foram uma alternativa útil no início da pandemia quando não haviam máscaras cirúrgicas suficientes e por essa razão eram indicadas, porém com o passar do tempo, provaram-se ineficientes por causa dos poros excessivamente grandes e incapazes de proteger das partículas que podem transportar o vírus.

O texto do documento ainda cita que, segundo Airton Stein, professor titular da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, e outros especialistas, o transporte público é tão perigoso quanto posto de saúde ou hospital. Tanto Stein, quanto outros especialistas acreditam que a atuação do Poder Público com o consenso científico, deve propiciar aos cidadãos a segurança para a utilização do transporte público.

Paulo Juventude exalta que, neste momento de pandemia, onde as crises sanitária, econômica e social têm fragilizado muitas famílias de baixa renda ou aquelas cujos provedores perderam emprego e renda, se somando a milhões de desempregados, ou adentrado o limite da vulnerabilidade social, é importante a ação proativa do Poder Público para proteger essa população que está mais exposta e é a que mais usa o transporte.

“As máscaras PFF2/N95 são confeccionadas com um tecido além de maior proteção, também são reutilizáveis, e neste momento são as mais indicadas para a proteção e combate à Covid-19. No entanto, sabemos que grande parte dos usuários do transporte coletivo não a conhecem ou não a utilizam, ficando assim mais expostos à contaminação e, para impedir o aumento de casos e proteger as pessoas, fiz a indicação ao prefeito Guto Issa e tenho certeza que ele entende a importância disso para a proteção da saúde da população”, ressalta Paulo Juventude.

O vereador conta também que protocolou na Câmara Municipal uma Moção de Apoio à Deputada Estadual Marina Helou por sua indicação ao Governo do Estado de São Paulo para que também faça a distribuição das máscaras PFF2/N95 aos usuários do transporte coletivo dentro do Estado, pelos mesmos motivos explanados anteriormente, e que deseja que tanto a sua Indicação quanto a dela sejam atendidas e implementadas o quanto antes.

Publicidade:

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.