19/04/2021 às 15h57min - Atualizada em 19/04/2021 às 15h57min

Plantas para dentro de casa: Ficus lyrata vira 'a nova queridinha da internet'

Instagram e Pinterest impulsionam as vendas em 30% em loja no interior de SP

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

Na internet ela é a nova queridinha. Vistosa e minimalista, a Ficus lyrata ganhou espaço nas casas e é considerada a nova expoente da moda Urban Jungle. Com fácil manuseio e um empurrãozinho de plataformas, como Pinterest e Instagram, que já possui uma hashtag com mais de 100 mil publicações sobre a espécie, a planta vem apresentando um crescimento exponencial de vendas. Em Sorocaba, por exemplo, Gerson Junior, proprietário da Império dos Vasos e Flora, relatou um aumento de 30% na procura pela Ficus.

Além de linda, de fácil cuidado e o seu tamanho - chegando a 1,5 metros se plantadas em vasos -, ela chama a atenção dos novos “pais de plantas”. Juliana Ferraz, jornalista e empresária, é um exemplo. Adepta recente deste hobby, ela se apaixonou pela Ficus lyrata por sua versatilidade e beleza. “Com um pouco de cuidado eu tenho essa planta linda em casa. Era o que faltava na minha decoração com certeza”, conta.

Apesar da simplicidade, alguns cuidados devem ser levados em conta. Como o cultivo das plantas desse porte acontece em estufas, a Ficus precisa ser cuidada em um ambiente de meia sombra, explica Gerson. A exposição direta ao sol, ocasionará queimaduras nas folhas. “Mesmo que no seu habitat ela seja uma planta de sol pleno, as cultivadas em vasos precisam de sombra, caso o dono queira passar a planta para o sol, precisa ser de forma gradativa”, indica.

Outra atenção necessária diz respeito às regas. A nova tendência da internet não pode receber água constantemente, sendo necessária mantê-la úmida, mas sem água em exagero. “O ideal é colocar o dedo na terra e sentir a umidade. Se a terra estiver quase seca, está na hora de regar”, disse Gerson. Inclusive, a rega descontrolada pode ser prejudicial para muitas outras espécies. Juliana conta que antes de obter seu exemplar de Ficus lyrata, “quase matou uma outra planta afogada”, por isso, ela pesquisou bem sobre os cuidados necessários dessa nova moda do paisagismo de interiores antes de levá-la para dentro de casa.

Belíssima, contudo, a Ficus Lyrata é uma planta tóxica. Gerson orienta que as podas devem ser feitas com cautela e com luvas, já que a seiva pode causar irritação à pele. Além disso, “em casas que tenham crianças e pets, o aconselhável é deixar os vasos fora do alcance dos mesmos”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.