16/04/2021 às 13h32min - Atualizada em 16/04/2021 às 13h41min

SP autoriza retorno gradual do comércio e de cultos religiosos a partir de domingo

A decisão acontece após uma leve queda na taxa de internações por coronavírus no estado

- Foto: Reprodução / Facebook
Fonte: Portal G1

O governo de São Paulo criou uma nova fase do plano de flexibilização da quarentena, entre a vermelha e a laranja, e permitiu a abertura de comércios e atividades religiosas em horários reduzidos de funcionamento a partir deste domingo (18).

Diante da alteração, shoppings e lojas de rua, que só eram autorizadas a abrir a partir da fase laranja, poderão operar já neste final de semana.

A medida foi determinada pela gestão estadual como uma "fase transitória", e prevê a permissão gradual de outros domínios da economia até o final de abril. No próximo sábado (24), podem voltar a operar restaurantes, salões de beleza e academias, de acordo com o comunicado do governo.

A decisão acontece após uma leve queda na taxa de internações por coronavírus no estado, que hoje está em torno de 85% nas UTIs, mas que para especialistas ainda indicam uma situação agravante no setor de saúde.

A limitação de clientes para até 25% da capacidade total de cada estabelecimento é uma criação desta nova fase de transição. Segundo demonstrou o governo estadual, na fase laranja, os serviços podem operar com até 40% da capacidade.

O que muda com a fase de transição

Shoppings e lojas de rua podem ter atendimento presencial a partir deste domingo (18), das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total; Cultos, missas e outras atividades religiosas coletivas podem ocorrer a partir deste domingo (18), com distanciamento e controle de acesso; Restaurantes e lanchonetes podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total; Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial a partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total; Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e público limitado a 25% da capacidade total; Academias, clubes e centros esportivos podem funcionar partir do dia 24 de abril, das 7h ás 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais agendadas, com público limitado a 25% da capacidade total.

O que pode funcionar na fase vermelha

Funcionamento de lojas de conveniência (venda de bebida alcoólica até as 20h); Escolas e cursos de saúde de universidades; Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários); Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres; Delivery e drive-thru para bares, lanchonetes e restaurantes; Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção; Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos; Serviços de segurança pública e privada; Construção civil e indústria; Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens; Lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.