14/04/2021 às 11h16min - Atualizada em 14/04/2021 às 11h16min

IR para pessoas físicas: mesmo com a prorrogação no prazo, Mazars alerta para não deixar a entrega para última hora

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

Em função da pandemia do coronavírus, a Receita Federal prorrogou o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao exercício de 2021, ano calendário de 2020. Agora, os contribuintes têm até as 23h59, horário de Brasília, do dia 31 de maio de 2021. A finalidade da iniciativa é permitir que os brasileiros tenham mais tempo para reunir todos os documentos necessários à declaração, uma vez que muitos estabelecimentos não estão funcionando normalmente.
 

Diante desse cenário, a Mazars, auditoria e consultoria empresarial, alerta para que as pessoas não deixem para última hora. "Justamente pela demora que alguns documentos podem ter para serem liberados, é fundamental que o contribuinte verifique, o quanto antes, se recebeu e está com todos os informes de rendimento necessários, de todas as fontes aplicáveis, para não correr nenhum risco de faltarem informações para o preenchimento da declaração e que controle essa documentação para apresentar ao Fisco em caso de algum questionamento", afirma Bruno Giannella, diretor da área de consultoria trabalhista, previdenciária e de recursos humanos da Mazars.
 

Outra dica apontada pelo executivo é referente às provas de pagamentos. "As pessoas precisam ter o cuidado de guardar essas evidências das despesas potencialmente dedutíveis ao longo de 2020, para conseguir abatê-las do imposto de renda devido, ou seja, despesas médicas, odontológicas, de educação, previdência privada, entre outras".
 

Caso tenha dúvidas em determinadas operações ou situações, Giannella aconselha que o contribuinte busque ajuda de um especialista. "A omissão de informações na declaração ou a declaração feita de forma equivocada pode expor os contribuintes à questionamentos por parte do Fisco, acarretando a entrada na ‘malha fina’. Assim, é importante preencher todos os campos corretamente, demonstrando adequadamente as rendas, ganhos, bens e demais informações fiscais pertinentes àquele ano".
 

Sobre a Mazars
 

Especializada em auditoria, BPO, consultoria, serviços tributários e financeiros, a Mazars é uma empresa internacionalmente integrada, operando em mais de 90 países ao redor do mundo. Contamos com a experiência e o conhecimento de mais de 40 mil profissionais para auxiliar clientes de todos os tamanhos em cada estágio de seu desenvolvimento. No Brasil, a Mazars tem mais de 800 colaboradores em seus cinco escritórios (São Paulo, Campinas, Barueri, Rio de Janeiro e Curitiba).


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.