12/04/2021 às 15h45min - Atualizada em 12/04/2021 às 15h45min

Aulas on-line aumentam participação de alunos de idiomas do Senac Sorocaba

O ambiente virtual ajudou a reduzir a timidez dos alunos e, com isso, transformou-se em um aliado para o aprendizado de outras línguas

- Foto: Divulgação
Assessoria de Imprensa

As aulas on-line apresentam alguns pontos positivos, como, por exemplo, a comodidade de estudar em casa, com mais conforto e sem a necessidade de enfrentar trânsito nem de gastar tempo e combustível no trajeto entre a casa e a escola. No entanto, no caso específico dos cursos de idiomas, outro aspecto positivo tem chamado a atenção. Os alunos têm se mostrado menos tímidos durante as aulas. Não ter de encarar os colegas de classe diminui o medo de passar vergonha por uma resposta ou pronúncia errada. Com isso, a participação e o aproveitamento dos alunos de idiomas aumentaram nas aulas remotas.

“Logo no início da pandemia, eu tinha uma turma muito tímida. Excelentes alunos, mas na conversação ficavam mais quietos.Quando viemos para o remoto, eles se soltaram. Eles me disseram que ajuda o fato de estarem sozinhos em casa, sem os colegas olhando diretamente para eles”, relata Stéphanie Ricardo, docente de idiomas do Senac Sorocaba. “Um dos meus alunos, que usa inglês no trabalho, disse que sempre se saía muito bem nas reuniões por telefone na empresa, mas nas aulas presenciais, ele travava por timidez”, conta ela.

A constatação é confirmada pelos alunos. Neiva Ferraz, que está no nível intermediário do curso de inglês, diz que as aulas on-line é experiência inédita para ela e trouxe uma surpresa positiva. “Senti que meu aproveitamento melhorou nas aulas remotas”, afirma. Segundo ela, o fato de não estar na sala de aula a deixou menos inibida para perguntar e falar em inglês. “O nível intermediário te obriga a pensar e falar mais em inglês, e vejo por mim que o fato de estar on-line facilita, porque tenho menos vergonha de me expor”, justifica. “Hoje, se eu tivesse de escolher, acho que optaria por continuar com as aulas on-line”, revela Neiva.

A avaliação positiva das aulas remotas é compartilhada também pelo aluno Thiago Rozineli, do curso de Inglês Intermediário 1. “Eu sempre tive muita dificuldade de aprender inglês. Na verdade, eu não tinha muita vontade de fazer o curso porque achava muito maçante e chato”, comenta. Quando surgiu a oportunidade do curso on-line, Thiago não teve dúvidas e decidiu se inscrever com a esperança de conseguir mudar de opinião.

Bastaram apenas algumas aulas para ele concluir que havia tomado a decisão certa. “Toda a concepção que eu tinha da língua inglesa, de que era difícil e chata de aprender, foi mudando completamente”, relata. “É claro que a metodologia do Senac facilita nosso aprendizado e o acompanhamento sempre atento dos docentes faz toda a diferença, mas o uso da ferramenta on-line foi fundamental para essa mudança”, afirma.

Segundo Thiago, as aulas remotas trouxeram outra realidade para o curso. “O fato de estarmos conectados o tempo todo, deixa o curso mais ágil, temos acesso mais fácil e rápido a recursos que favorecem o aprendizado. Isso é muito interessante”, avalia. “Hoje, estou supermotivado. O inglês passou a fazer sentido para mim e isso tem me incentivado a me aprofundar cada vez mais. Tenho assistido a filmes com a legenda em inglês para eu assimilar e compreender o que eles falam. Isso me deixou muito mais conectado com o curso”, diz. Segundo ele, em muitos momentos, o contato on-line passa a impressão de estar recebendo atenção exclusiva. “É como se estivesse somente eu e o professor. Essa sensação de proximidade me deu mais segurança e aumentou minha vontade de estudar inglês”.

Stephanie aponta ainda outra vantagem das aulas remotas. “Alunos de cidades pequenas, ao redor de Sorocaba, que antes não tinham como se deslocar até a unidade, hoje são nossos alunos remotos. Com essa mudança, conseguimos chegar mais longe”, aponta a docente.

Para aqueles que estão interessados em aprender um novo idioma, o Senac Sorocaba está com inscrições abertas para inglês, francês e espanhol em vários níveis. Mais informações no portal www.sp.senac.br/senac-sorocaba.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.