07/04/2021 às 12h17min - Atualizada em 07/04/2021 às 14h15min

Dia do Jornalista é celebrado nesta quarta

O dia do profissional foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

- Foto: Reprodução / iStock

Nesta quarta-feira (07) é comemorado o Dia do Jornalista, um profissional da mídia que é responsável por apurar fatos e levar informações sobre os acontecimentos locais, regionais, nacionais e internacionais para as pessoas, de forma ética e verdadeira. Seja na rádio, na televisão ou nos jornais impressos, o jornalista deve sempre trabalhar tendo como base a imparcialidade e fontes de informação confiáveis.

Origem do dia

O Dia do Jornalista foi criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, uma importante personalidade na luta pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil.

Giovanni Badaró foi médico e jornalista, e foi assassinado no dia 22 de novembro de 1830, em São Paulo, por alguns de seus inimigos políticos. A movimentação popular que se gerou por causa de sua morte levou D. Pedro I a abdicar do trono em 1831, no dia 7 de abril, deixando espaço para D. Pedro II, seu filho, com apenas 14 anos de idade.

Foi só em 1931, cem anos depois do ocorrido, que surgiu a homenagem e o dia 7 de abril passou a ser Dia do Jornalista.

Foi também no mesmo dia que a Associação Brasileira de Imprensa foi fundada, em 1908, com o intuito de garantir aos jornalistas todos os seus direitos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.