30/03/2021 às 13h09min - Atualizada em 30/03/2021 às 13h18min

Projeto transmídia 'Sobre Nós' une literatura, música e audiovisual

Obra é resultado da parceria artística entre Vitor L. Meyer e Vinicius Damião

- Foto: Divulgação

Anthony, o protagonista do livro Filho das Águas - O Eterno Retorno está perdido. Busca por uma garota desaparecida, Anne Rose e, ao mesmo tempo, investiga a si mesmo e a seu próprio passado. Não vive num contexto de pandemia, mas de algum modo também está isolado do mundo ao redor, tentando recriar um novo universo para si mesmo, sem fugir de  seus medos e obstinado em suas esperanças.

Escrito pelo autor estreante Vitor L. Meyer, o livro saiu pela Editora Appris no finzinho do ano passado e agora se expande para um projeto transmídia, com direito a um single e clipe inédito da canção “Sobre Nós” - veja aqui. A música foi composta por Junior Tobago em parceria com Vinicius Damião, este quem canta e interpreta o protagonista no clipe. além da produção de Lucas Melifona e Luísa Gouvêa.

O início

2020 não foi - ou ainda não está sendo? - fácil. E Vitor e Vinicius sabem muito bem disso. Por causa da pandemia passaram alguns perrengues, que em determinado cruzamento de tempo e espaço o colocaram numa mesma república.

Lá, respeitando a quarentena, ficaram em casa, com bastante tempo à disposição para trocar figurinhas criativas. O livro já estava pronto, mas seu lançamento foi interrompido por causa do contexto pandêmico. Foi aí que a ideia de transformá-lo também em música surgiu. “Tínhamos a rotina de cuidados da casa, de conversas para aliviar os sentimentos difíceis, sessão de manicure e aprender coreografias. No meio disso tudo, entre uma lavação de louça ou skincare, brincamos com a possibilidade do livro ter uma trilha sonora”, revela Vinicius.

Uns meses depois uma nova mudança física surgiu e eles dois foram morar em locais diferentes. O solavanco não impediu que a trajetória criativa parasse e a dupla passou a arquitetar os novos passos do projeto via mil e umas mensagens de WhatsApp.

“Para mim, um dos maiores desafios foi garantir que eu conseguia fazer outro artista ter a mesma leitura que eu tive, chegar no mesmo sentimento, no mesmo lugar e tudo isso apenas contando para ele o que havia dentro daquele livro e principalmente como eu imaginava essa música”, completa Vitor. “O mais especial desse projeto todo foi poder enxergar que a música estava inserida dentro do livro, mas que também ela me tocava sem ele. Com o livro ela tinha uma forma, mas vivendo por si só ela ainda era uma música com identidade e presença própria. Juntos eles são incríveis e separados também. Foi uma combinação que eu vi no Vincius. Eu sozinho sei que consigo e ele sozinho também consegue, mas quando nós nos juntamos, nos tornamos imbatíveis”, reflete Vitor.

O projeto

Filho das Águas - O Eterno Retorno é um livro - físico e em versão e-book. É também uma canção, “Sobre Nós”. E agora ganha sua versão audiovisual com um clipe inédito da faixa. É tudo isso junto. E é também tudo isso separado. A ideia de expandi-lo assim tem a ver com a própria história narrada.

“Eu quero transmitir com esse projeto a sensação que eu tive quando o idealizei, de que a arte pode nos tocar de várias maneiras e em vários lugares. A narrativa, a estória, a metáfora da vida que o artista cria, ela voa por aí e toca os nossos corpos em diversos lugares. Não é só um livro que você lê, ou uma música que você ouve, eles não têm lugares definidos para nos tocarem. O corpo humano recebe as emoções de todos os lugares, somos mente e corpo. Eu quero transmitir com essa experiência o fato de que a arte não tem esse lugar próprio onde nos toca, ela nos toca em diversos lugares e jeitos diferentes e que todas as artes podem conversar e convergir para te fazer sentir a mesma coisa”, explica Vitor.

Para Vinicius, livro, clipe e canção correm paralelos, rumo a um mesmo objetivo: acolher e abraçar as pessoas para que “possam ouvir, enxergar e também criar esses universos, ganhar espaços e ampliar perspectivas de que as coisas são independentes, mas se conectam, podem se nutrir e crescerem juntas. E que esse exemplo de transformar um universo em outro inspire as pessoas a buscarem transformações de seus próprios mundos também”, conclui o músico.

Ler, ver, ouvir. Seguir a jornada de Anthony e se deparar consigo mesmo ao final. Filho das Águas - O Eterno Retorno é sobre isso.

Vitor L. Meyer

Escritor independente, Filho das Águas - O Eterno Retorno é seu primeiro livro publicado. Antes disso, trabalhou com Relações Internacionais, até perceber que a vida de terno e gravata não lhe cabia mais. Leitor voraz, escreve desde criança, como artimanha para driblar  uma realidade que nem sempre lhe fez sentido. Vive em São Paulo capital, mas sua cabeça vive em mundos diversos, a maioria criada por ele mesmo.

Vinicius Damião

Músico, cantor e compositor independente, Vinicius Damião já conta com algumas divulgações em sua trajetória, entre elas a música-clipe “Onde a Poeira Pousa” (2017) [veja aqui]. Gosta muito de música e seu primeiro encantamento com ela foi ao som de Clube da Esquina. Atualmente produz uma sonoridade calcada no pop experimental, com referências intensas da música eletrônica, MPB e outras brisas melódicas. Voa por todas elas com maestria, compondo a partir de seus encontros e atravessamentos com o mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.