22/03/2021 às 17h49min - Atualizada em 22/03/2021 às 17h49min

BRT Sorocaba econmiza 35 mil litros de água com solução de reaproveitamento de águas pluviais

Empresa destaca a importância do uso de recursos hídricos de forma consciente. No mundo, mais de 2 bilhões de pessoas ainda vivem sem água potável, indica ONU.

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

O sistema de transporte coletivo, BRT Sorocaba, faz economia mensal de aproximadamente 35 mil litros de água no Terminal Vitória Régia, com o reaproveitamento de água da chuva. Solução adotada possibilita uso sustentável de recursos hídricos e traz uma reflexão sobre a preservação e consumo diário no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

 

No BRT, a água é aproveitada em uma área total de 2.138 m² das plataformas do TVR e 1.054,62 m² que corresponde às estações no Corredor Itavuvu. Ela é armazenada em um reservatório de 35 m³ e seu uso é destinado para a limpeza interna do próprio terminal e para serviços de jardinagem. Além de contribuir para o consumo inteligente, o recurso implantado também ajuda na redução de custos com a manutenção predial do sistema.

 

"Somos uma empresa de transporte com consciência ambiental e sabemos que a água é um recurso fundamental para a vida. Estamos fazendo a nossa parte para preservar e incentivamos que todos façam o consumo consciente em suas casas, empresas e nos ambientes que frequentam. A sustentabilidade é uma missão coletiva. Se cada um realizar um pouco, conseguiremos fazer a diferença positivamente", ressalta Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba. 

 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2 bilhões de pessoas no mundo vivem sem água potável. A organização tem se empenhado na conscientização e cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 que visa o acesso à água e saneamento para todos até 2030.

 

A conclusão de um estudo citado pela ONU aponta que no atual cenário, o mundo pode enfrentar um déficit hídrico global de 40% até 2030. Questões como aumento populacional, crescimento de demanda na indústria/agricultura e as mudanças climáticas tem impactado diretamente na preservação da água.

 

Ferreira destaca ainda que, o segundo trecho do sistema BRT, composto pelo Terminal São Bento e o Corredor Ipanema, que em breve será inaugurado, também seguirá os mesmos padrões de sustentabilidade já existentes no Terminal Vitória Régia, no Corredor Itavuvu e nos corredores estruturais. São eles:

 

ü  Água de reuso para limpeza interna e jardinagem.

ü  Placas solares no terminal e estações para a geração de energia limpa.

ü  Iluminação em LED que fornece melhor qualidade de iluminação e contribui para redução no consumo de energia elétrica.

ü  Isolamento térmico nas estações que proporciona uma climatização adequada com iluminação e ventilação.

ü  E, por fim, os 37 novos veículos que estarão circulando possuem tecnologia para redução de poluentes e ruídos.

 

 

Dia Mundial da Água

 

Todos os anos, no dia 22/3, a Organização das Nações Unidas lança um novo "Relatório do Desenvolvimento Mundial da Água", que indica um panorama sobre a água no mundo. Para 2021, está previsto um evento online de lançamento, com o tema "Valorização da Água".

 

Segundo a entidade, a água tem um valor muito além do seu preço. Sua importância é coletiva para todos os segmentos, seja saúde, educação, economia, alimentação e meio ambiente. Para todos eles, a água é primordial.

 

A data foi criada pela ONU com o intuito de colocar o assunto como pauta essencial sobre a relevância dos recursos hídricos existentes no mundo.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.