10/03/2021 às 06h34min - Atualizada em 10/03/2021 às 06h35min

As 3 edições mais emocionantes do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro de 2020/2021 está sendo um dos mais emocionantes da história. Mas não foi o único.

Imagem: Site oficial da CBF

O Campeonato Brasileiro sempre foi sinônimo de emoção e competitividade ao extremo. Cada edição contava com três ou mais times disputando o título até as últimas rodadas, assim como muitas outras equipes, que disputam vagas na libertadores, copa Sul-americana ou lutavam para permanecer na série A.

Desde 2003, o Brasileirão é disputado no formato de pontos corridos, com 38 jogos sendo disputados por cada equipe. Apesar de não ter mais o “mata-mata”, com jogos eliminatórios, o formato atual trouxe muito mais dramaticidade ao torneio, isso porque cada rodada é importante, não sendo possível recuperar os pontos perdidos com resultados ruins que, eventualmente, são obtidos. A regularidade e a consistência das equipes as levam à conquista de seus objetivos dentro da competição. O novo formato de campeonato faz, ainda, com que todos os times tenham calendário cheio até o fim do torneio, sendo muito mais proveitoso e divertido para o torcedor, que sabe que vai poder acompanhar seu time em todas as rodadas.

A emoção de acompanhar o time do coração, no entanto, não está só presente na transmissão dos jogos, mas também nas novas ferramentas de interação dos torcedores com o esporte. Nos dias atuais, serviços como os da NetBet apostas, permitem com que o torcedor aposte no resultado dos jogos do campeonato, aumentando a emoção e a diversão de quem é apaixonado pelo esporte.

Listamos três campeonatos que entraram para a história como os mais emocionantes da era de pontos corridos.

 

Brasileirão 2005:

O Campeonato Brasileiro mais polêmico da história, marcado por uma série de supostas manipulações de jogos e erros de arbitragem. Esta não será a primeira vez que o Internacional vai decidir um campeonato de pontos corridos: em 2005 aconteceu o mesmo contra o Corinthians, em partida que acabou empatada em 1 a 1, resultado favorável aos paulistas. Até hoje a torcida do Inter se lembra dessa partida devido aos erros de arbitragem.

 

Brasileirão 2010:

Mais um Brasileirão polêmico. Na época, era muito cantada por jornalistas, dirigentes e torcedores, a famosa “mala preta” e “mala branca”, quando algum clube recebe dinheiro de terceiros para fornecer algum resultado ao interessado. Em 2010, três times disputavam o título: Fluminense, Cruzeiro e Corinthians. Na 37ª rodada, os dois primeiros enfrentam rivais de seus adversários diretos e venceram os jogos, gerando especulações. Na última rodada, o Fluminense precisava vencer para ser campeão, enfrentou um Guarani já rebaixado e novamente a famosa “mala” foi especulada. Emerson Sheik marcou o único gol do jogo, dando o título para o Tricolor.

 

Brasileirão 2009:

Sem dúvidas, foi o campeonato mais aberto da história dos pontos corridos. Na última rodada, cinco times tiveram chances matemáticas de título. O Palmeiras liderou boa parte do campeonato, até o São Paulo assumir a liderança na reta final, e já parecia ser o quarto título consecutivo do Tricolor, entretanto, os paulistas sofreram na mão de Jobson e Fernandão, perdendo a liderança para o Flamengo de Adriano Imperador, Petkovic e cia. A última rodada ainda teve polêmica, com o Rubro-Negro vencendo o Grêmio em uma partida bem morna. Pior para o Palmeiras que terminou em 5º lugar, sem sequer uma vaga na Copa Libertadores.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.