09/03/2021 às 19h02min - Atualizada em 09/03/2021 às 19h02min

Como entreter as crianças em tempos de pandemia

Assessoria de Imprensa Foto: Pexels

As crianças estão em casa sem poder sair para brincar. É até possível planejar uma rotina quando se trata dos estudos; mas e o entretenimento, como fica? A tecnologia tem sido uma grande aliada, com dispositivos como tablet infantil que mantém o foco e pode ser usado de forma educacional. Mas com tanto tempo em casa é importante também variar, mas você sabe como?

 

Dança

 

Atividade física é essencial para se manter saudável. No caso das crianças é importante também para sua formação neural. Através do exercício regular ela aprende gestos motores diferentes e ganha habilidades motoras variadas.

 

Existem vários tutoriais de dança disponíveis na internet, em sites como Youtube, por exemplo, existem canais dedicados somente a isso. Essa pode ser uma boa forma de incorporar a atividade física de maneira lúdica e divertida. Existem ainda a opção de usar jogos de videogame como Just Dance.

 

Slime e massinha

 

Além de muito populares entre as crianças, os brinquedos de modelar podem trazer diversos benefícios para seu desenvolvimento. A massinha de modelar contribui para a concentração e o aprendizado. Já o slime permite que a criança crie o próprio brinquedo, o que exercita sua capacidade de tomada de decisão e criatividade.

 

Com o preparo de slime é possível ensinar a noção de cuidado e responsabilidade para misturar os ingredientes na proporção correta. Além disso, pode elaborar novas receitas e pensar em ingredientes originais. O manuseio da massinha permite desenvolver a coordenação motora fina que favorece na hora de trabalhar com a escrita.

 

Leitura

 

Essa pode ser uma ótima hora de criar o hábito de leitura mesmo em crianças que ainda não foram alfabetizadas. Você pode ler junto com livros ou revistas em quadrinhos que tiver em casa. Ainda é possível encontrar diversos recursos online.

 

Organizações como Unicef, por exemplo, possuem canais de contação de histórias, seja através de vídeos ou Podcasts. Outra opção são sites de audiolivros como Audible Stories, serviço gratuito da Amazon. É possível encontrar o mesmo tipo de material em canais no Youtube e Spotify.

 

Brincar em família

 

Neste momento de isolamento social as interações se tornam limitadas, o que pode ser de grande impacto para crianças. Por ainda estarem em momento de desenvolvimento é importante que se comuniquem e exercitem suas habilidades sociais. Por isso, as relações familiares são essenciais na hora de estimular esses vínculos. Ao brincar a criança aprende a administrar e resolver conflitos, controlar as emoções, a expressar os diferentes sentimentos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.