03/03/2021 às 13h52min - Atualizada em 03/03/2021 às 13h55min

SP coloca todo estado na fase vermelha da quarentena a partir de sábado

Determinação ocorre após estado bater recorde de mortos por Covid-19 e internados com a doença

- Foto: Reprodução / Governo de SP
Fonte: Portal G1

O governo de São Paulo regrediu todo o estado para a fase vermelha, a mais restritiva de flexibilização da economia. A medida entra em ação a partir do próximo sábado (06) e deve seguir até o dia 19 de março, conforme anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (03) em coletiva de imprensa.

"Estamos em São Paulo e no Brasil à beira de um colapso. Exige medidas coletivas e urgentes (...) Por este motivo nós estamos atendendo a recomendação do centro de contingência e reclassificando todo o estado de SP para a fase vermelha a partir das 0h de sábado", afirmou Doria.

A fase vermelha permite somente o funcionamento de setores da saúde, transporte, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e atividades religiosas, que foram adicionadas na lista de serviços essenciais através de decretos estaduais. Deste modo, estabelecimentos como shoppings, academias, restaurantes, bares e comércios não podem funcionar.

"As escolas das redes públicas (estadual e municipal) e da rede privada vão continuar abertas, e vão atender os alunos. Exatamente como estava previsto", completou o governador.

A reclassificação do estado acontece a fim de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no país, após São Paulo bater recorde de mortos por Covid-19 e internados com a doença.

No momento, segundo a atualização do Plano SP divulgada na última sexta (26), seis regiões permanecem na fase vermelha: Araraquara, Bauru, Barretos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Marília.

No entanto, algumas prefeituras de cidades da Grande São Paulo e do interior, como Campinas, já tinham determinado medidas mais limitativas do que as do governo paulista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.