25/02/2021 às 10h01min - Atualizada em 25/02/2021 às 10h19min

Saiba como a Tecnologia está revolucionando os casamentos

Recursos avançados permitem inovações em casamentos

Assessoria de Imprensa Foto: Matheus Ferrero/Unplash

Durante 2020, diversos cartórios no Brasil começaram a permitir casamentos à distância, com o auxílio de vídeo-chamadas. A medida, adotada como forma de evitar aglomerações e driblar a crise de saúde causada pelo novo coronavírus, aposta na tecnologia, uma forte tendência no tradicional mercado de casamentos.

Há mais de uma década, um dos serviços tecnológicos mais utilizados por noivos é a criação de um site de casamento gratuito, no qual os noivos podem juntar diversas informações - desde a confirmação de presença, o endereço do local e a lista de presentes de casamento on-line. As redes sociais também dominaram o universo, com perfis para a cerimônia e hashtags específicas dos casais. 

O constante avanço da tecnologia tem permitido que as cerimônias se tornassem ainda mais modernas, tornando o digital uma força motriz para a revolução das bodas. Sites de casamentos estão cada vez mais completos, drones e robôs se tornam presentes em festas e, além disso, a organização de todo o processo é facilitado por recursos digitais, feitos completamente à distância.

Sites de casamento

Os sites de casamento são tecnologias estratégicas que podem baratear o custo total do evento. Além de possibilitar que o casal tenha acesso a diversas informações importantes em um só lugar, os convidados podem se sentir parte da experiência - conhecendo a história dos noivos, tendo acesso à localização do evento e, em casos de cerimônias distantes, também podem conferir sugestões de hotéis e pousadas próximas.

O universo digital ainda permite adaptar a lista de presentes de casamento em dinheiro, ideal para casais que já moram juntos e preferem utilizar o total arrecado para uma viagem de lua de mel, por exemplo. Com recursos dos mais diversos, sites de casamento oferecem confirmação de presença, álbum de fotos interativo, canal com vídeos, mural de mensagens, personalização do ambiente on-line, papelaria virtual, convites editáveis e save the date para compartilhar em redes sociais, aplicativos de mensagem e e-mail.

Análise digital de vestidos

Uma possibilidade que muitas lojas e sites de casamento permitem é o provador virtual. Por meio dele, as noivas conseguem rapidamente analisar detalhes específicos de vestidos, podendo prever como a peça cairá no corpo - já que a pessoa pode inserir seu peso, altura e medidas na plataforma. Além disso, é possível fazer uma visualização de 360º da roupa. Dessa forma, a mulher poupa tempo e não precisa visitar diversas lojas antes de optar pelo vestido preferido. 

Streaming da cerimônia 

A pandemia fez outra tendência tecnológica saltar aos olhos de muitos noivos: o streaming da cerimônia de casamento. Para evitar aglomeração, muitos casais optaram pela ferramenta, divulgando a festa ao vivo pelo Youtube ou pelo Instagram. Mesmo após a pandemia, as lives de casamento tendem a se firmar como possibilidades estratégicas para quem prefere realizar um evento pequeno, para poucas pessoas, mas tem dificuldade de reduzir a lista de convidados. Sites de casamento também são pioneiros na transmissão ao vivo de cerimônias no Brasil.

 

Drones e câmeras especiais

Outro setor do mercado de casamentos que se beneficia constantemente com os avanços tecnológicos é o de fotografia e filmagens. Além da qualidade da imagem ter melhorado consideravelmente nos últimos anos, atualmente é possível fazer vídeos com drones - no qual toda a imagem da cerimônia pode ser vista de cima - e instalação de câmeras Gopros em pontos específicos - como, por exemplo, dentro do buquê, a fim de registrar a reação dos convidados com a entrada da noiva.

Alianças tecnológicas 

Até mesmo o momento do pedido de casamento pode se tornar ainda mais especial com alguns artifícios tecnológicos. Atualmente, no mercado, há disponível alianças com projeções de imagens e textos, que podem passar no próprio anel ou, ainda, serem reproduzidas na parede. A marca John Welden foi além e criou um anel que possui um compartimento para o diamante, mantendo a joia escondida, ideal para noivos discretos.

Robôs são parte da cerimônia

Para modernizar a cerimônia, alguns casais estão optando por inserir robôs durante o evento. Apesar de ser um investimento caro - no Brasil o aluguel de um equipamento simples não saí por menos de R$ 1 mil - é uma forma de chamar atenção dos convidados. É comum que os noivos tragam o robô para levar as alianças até o altar ou, até mesmo em alguns casos de máquinas mais sofisticadas, fazer com que o próprio equipamento celebre a cerimônia, com falas gravadas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.