15/02/2021 às 17h01min - Atualizada em 15/02/2021 às 18h02min

Saiba o que é Fibromialgia e como cuidar

Estamos no Fevereiro Roxo, mês de conscientização da Fibromialgia, Lúpus e Alzheimer e uma das principais responsáveis pela dor crônica é a Síndrome da Fibromialgia.

A Fibromialgia chega a atingir cerca de 3% da população geral, tendo maior incidência em mulheres (9 mulheres para 1 homem).
 

A principal característica da síndrome é a presença de dores por todo o corpo em um período superior a três meses. A presença de sintomas como fadiga, alterações de humor e distúrbios no sono são frequentes queixas entre os portadores da síndrome.

Atualmente sabemos que as dores da fibromialgia têm motivos específicos, estando relacionadas intimamente com o sistema nervoso central, onde o mesmo perde a capacidade de inibir os estímulos dolorosos e passa a ampliar estas sensações dolorosas, culminando na cronificação da dor.

Segundo a SCR (Sociedade Catarinense de Reumatologia), para o tratamento da Fibromialgia, é  fundamental  a realização de atividade física orientada e regular, com exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular. O tratamento medicamentoso inclui o uso de moduladores dos estímulos dolorosos como os antidepressivos tricíclicos e inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina, além de medidas para a melhoria do sono, associadas a psicoterapia de apoio.

De acordo com a Liga Europeia Anti-Reumatismo (EULAR), a Acupuntura é apontada como benéfica no tratamento da dor de pessoas com fibromialgia (Macfarlane GJ, Kronisch C, Dean LE, et al EULAR revised recommendations for the management of fibromyalgia Annals of the Rheumatic Diseases 2017;76:318-328).

A técnica da Medicina Tradicional Chinesa atua diretamente no sistema nervoso central e além de diminuir a dor, também pode ter efeitos nos sintomas relacionados a síndrome da fibromialgia, como a fadiga, problemas com o sono e alterações de humor.

 

Marcos Antonio de Queiroz Junior

Bacharel em Biomedicina com habilitação em Acupuntura pela Universidade de Sorocaba

Pós-Graduando em Dor e Inflamação

RUA EPAMINONDAS,112 - CENTRO- SÃO ROQUE - SP

AGENDAMENTO: (11) 964854278

[email protected]

redes sociais https://www.instagram.com/drmarcosqueiroz/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.