30/01/2021 às 10h30min - Atualizada em 29/01/2021 às 16h59min

Dia do Engenheiro Ambiental: profissão é fundamental para a sustentabilidade

Saneaqua destaca a importância do profissional para o saneamento

- Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 31 de janeiro, é celebrado o Dia do Engenheiro Ambiental. Chamando a atenção para data, a Saneaqua, concessionária de água e esgoto em Mairinque, destaca a importância da profissão para o saneamento, para a qualidade de vida da população e para a preservação do meio ambiente.

A engenheira sanitarista e ambiental da Concessionária, Luana Ronconi, ressalta que a função principal da profissão é assegurar que a interação do homem com a natureza seja sustentável. “Atuamos para garantir o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.

Com 12 anos de formação e há onze na Saneaqua, Luana, afirma que, no saneamento, a principal atividade do engenheiro ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente e garantir o uso sustentável de recursos. “O profissional prevê o impacto ambiental causado por alguma intervenção, para então mitigar ou anular o impacto, avalia como será a intervenção e propõe medidas para mitigação dos impactos”.

Como responsável pela área de Operações, Luana também acompanha todo o processo de distribuição de água e coleta do esgoto gerado.

“Com o esgoto tratado, preserva-se os mananciais e melhora a qualidade de vida da população. Quando não há saneamento, geralmente, o esgoto é lançado diretamente em um curso d’água. Ao deixar de lançar esgoto in natura na natureza, o resultado é percebido na saúde pública e no meio ambiente. Tais ações permitem a redução da incidência de doenças patogênicas e ainda preservam a qualidade dos recursos hídricos”, afirma Ronconi.

Satisfeita com a profissão que escolheu, Luana mostra-se orgulhosa por contribuir com as boas práticas ambientais. “Considero que fiz a escolha certa, escolhi ser engenheira sanitarista e ambiental para promover o equilíbrio e a preservação do meio ambiente e hoje trabalho em prol do desenvolvimento da cidade, contribuindo para a recuperação dos córregos do município e com o desenvolvimento de boas práticas ambientais”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.