29/01/2021 às 10h27min - Atualizada em 29/01/2021 às 11h27min

País registra aumento do descarte de plástico durante a pandemia

Em 2020, Saneaqua removeu 15 toneladas de lixo dos esgotos de Mairinque

- Foto: Divulgação

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, o Brasil registrou um aumento do volume de materiais plásticos descartados irregularmente.

De acordo com o relatório Atlas do Plástico, publicado pela fundação alemã Heinrich Böll, o uso de máscaras descartáveis e as embalagens de alimentos utilizadas em serviços de entregas estão entre os fatores que contribuíram com esse cenário. A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), aponta que, em comparação com 2019, foi registrado um aumento de 25% a 30% na coleta de materiais recicláveis no Brasil apenas durante o período da pandemia.

Diante disso, a Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico em Mairinque, reforça a importância da contribuição da população para reduzir a geração do lixo e garantir a destinação correta dos resíduos.

Em 2020 a Concessionária retirou mais de 15 toneladas de lixo do sistema de esgoto de Mairinque, além de realizar a limpeza de 19 quilômetros de tubulações.

Durante esse trabalho, frequentemente, são encontrados resíduos de construção civil (pedras, resto de cimento, madeira, plástico, papelão, sacos etc.) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, preservativos, cabelo, cotonetes, tecidos, sacos plásticos etc.). Além de resíduos de cozinha que são descartados irregularmente, como restos de comida e, principalmente, óleo e gordura.

“É importante conscientizar a população a respeito do tema e lembrar que as redes de esgoto são projetadas para receber apenas 1% de resíduos sólidos e 99% de líquidos. Quando uma pessoa descarta um resíduo sólido em uma tubulação, como ralos ou vaso sanitário, isso pode resultar em entupimentos, vazamentos e até mesmo provocar o retorno do esgoto ao imóvel”, explica Rodrigo Dias, diretor regional de Operações da Saneaqua.

A Saneaqua reforça que pequenas mudanças de hábitos no dia a dia contribuem positivamente com o bom funcionamento dos sistemas de saneamento básico.

“Uma simples tampa de pasta de dente descartada pelo ralo já pode gerar um grande problema. O material não é capaz de se dissolver na água e pode fazer com que outros objetos lançados indevidamente fiquem enroscados nele, provocando o entupimento da rede de esgoto”, informa Dias.

Para dicas e informações sobre os cuidados com as redes de esgoto e o descarte correto de lixo, acesse: blog.brkambiental.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.