26/01/2021 às 23h46min - Atualizada em 27/01/2021 às 00h51min

O Estresse e a Acupuntura

Assessoria de Imprensa

Pela perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), realizar o tratamento com acupuntura é capaz de aliviar o estresse, promovendo a circulação energética de forma adequada em nosso corpo.

A energia deve fluir de maneira suave e continua pelo organismo, porém, motivos como doenças, estresse, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos e até estados emocionais, podem levar esta energia a um estado de estagnação, causando sintomas como:

 

 

- Tensão Muscular

- Dores de Cabeça

- Irritabilidade

- Fadiga

- Dificuldades de Concentração

- Entre outros.

Quando as agulhas de acupuntura são aplicadas em áreas de estagnação, elas podem melhorar o fluxo energético, aliviando os sintomas e trazendo uma sensação de relaxamento e bem-estar.

De uma perspectiva fisiológica, quando estimulamos estes os pontos de acupuntura, causamos micro lesões tissulares, que irão promover a liberação destes hormônios e outros químicos naturais, e resultarão não só no alivio de sintomas como dores e inflamações, mas também na diminuição da resposta ao estresse por parte de nosso organismo.

Nossa rotina cada vez mais corrida, os efeitos e preocupações da pandemia e as cobranças diárias ativam o nosso Sistema Nervoso Simpático. A acupuntura nos ajuda a relaxar e ativar nosso Sistema Nervoso Parassimpático.

Alternar este estado muda a neuroquímica, trazendo o aumento de nossos “hormônios da felicidade” como a serotonina, e a redução da concentração de nossos “hormônios do estresse” como o cortisol.

Desta maneira a acupuntura auxilia positivamente na redução de quadros como o estresse e ansiedade, sendo benéfica para nosso organismo de uma forma geral e tratando muito mais além da sintomática.

Vale lembrar que com saúde não se brinca, procure sempre um profissional da saúde habilitado em acupuntura para isso!

 

 

 

Marcos Antonio de Queiroz Junior

Bacharel em Biomedicina com habilitação em Acupuntura pela Universidade de Sorocaba

Pós-Graduando em Dor e Inflamação

 

11 964854278
[email protected]

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.