17/01/2021 às 16h02min - Atualizada em 17/01/2021 às 17h03min

Anvisa aprova uso emergencial de vacina de Oxford e da Coronavac

Os imunizantes poderão agora ser aplicados na população brasileira

- Foto: Reprodução / Internet
Fonte: CNN Brasil

Por unanimidade, a diretoria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, com ressalvas, neste domingo (17), o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac. Com essa decisão, os imunizantes poderão agora ser aplicados na população brasileira.

Para a liberação do uso emergencial das vacinas eram necessários três votos dos cinco possíveis na diretoria da agência. Antônio Barra Torres, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Alex Machado Campos, Romison Rodrigues Mota e Meiruze Freitas, relatora da solicitação, deram parecer a favor.

A diretora da Anvisa Meiruze Freitas, relatora dos pedidos de uso emergencial dos imunizantes, foi a primeira a votar na reunião, e aprovou o uso emergencial temporário das vacinas. Ela foi seguida, então, pelos seus colegas, inclusive o diretor-presidente da agência, Antônio Barra Torres, que encerrou a votação.

"Ressalvadas algumas incertezas pelo estágio das vacinas em desenvolvimento, os benefícios das duas candidatas superam os riscos e ambas atendem os critérios de eficácia e segurança", declarou Meiruze Freitas, diretora da Anvisa e relatora da análise dos pedidos.

Os votos seguiram as recomendações de três áreas técnicas da agência: a Gerência-Geral de Medicamentos, a Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos e a Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.

Em suas contribuições, as áreas técnicas dizem que autorizaram o uso, mas que será necessário acompanhar a evolução das duas vacinas.

"Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certifica", afirmou Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.