A Ford divulgou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil após um século. A montadora, segundo informações do Portal G1, mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e em Horizonte (CE), para jipes da marca Troller.
A empresa, que finalizou 2020 como a quinta que mais vendeu carros no país, com 7,14% do mercado, vai continuar comercializando produtos no Brasil e todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia. No entanto, a partir de agora tudo será importado principalmente da Argentina e do Uruguai.
Dentre as instalações atuais, será mantido o Centro de Desenvolvimento de Produto, localizado na Bahia, além do campo de provas e da sede administrativa para a América do Sul, ambos no estado de São Paulo.
Motivos para a decisão
Em comunicado à imprensa, a fabricante afirma que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".
Em carta a concessionários obtida pela Globo, a Ford disse que "desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas" e que a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, "o que não é mais sustentável".
A empresa falou ainda sobre a recente desvalorização das moedas na região, que "aumentou os custos industriais além de níveis recuperáveis", e citou a pandemia e a ociosidade nas linhas de produção, "com redução nas vendas de veículos na América do Sul, especialmente no Brasil".
"Essa decisão foi tomada somente após perseguirmos intensamente parcerias e a venda de ativos. Não houve opções viáveis", concluiu a carta.
5 mil empregos atingidos
Após ser questionada pelo G1 a respeito da quantidade de funcionários que serão demitidos, a Ford declarou que aproximadamente 5 mil empregos serão atingidos com a reestruturação no Brasil e na Argentina.