04/11/2014 às 10h12min - Atualizada em 04/11/2014 às 10h12min

Projeto da Votorantim Metais - CBA será apresentado em seminário da Universidade de Minas Gerais

Encontros discutirão a importância da engenharia e o impacto da profissão na sociedade; case da Votorantim chamou a atenção da organização

Texto: assessoria de imprensa - Imagem: Divulgação
Texto: assessoria de imprensa - Imagem: Divulgação

A Votorantim Metais - CBA vai apresentar projeto sobre o Aumento da Eficiência da Refinaria de Alumina, durante a VIII Semana de Engenharia da UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) - Unidade de João Monlevade. O evento, que tem como tema "O Engenheiro na Sociedade: as diferentes funções além da engenharia", acontecerá entre os dias 03 e 07 de novembro; e contará com diversas palestras, debates, oficinas, minicursos e atividades culturais, além da presença de profissionais que são referências do setor de engenharia.

Para este ano, a organização aposta no diferencial da participação e colaboração de representantes do campo acadêmico e empresarial. No dia 04, o consultor químico da Votorantim Metais - CBA, Eduardo Marchioni Escobar, apresentará o projeto de Aumento da Eficiência da Refinaria de Alumina, por meio do Circuito Fechado de Moagem. O tema chamou a atenção de representantes da Universidade em uma apresentação que a Empresa fez durante um dos maiores eventos do setor, o Congresso TMS, em março deste ano, em San Diego, nos E.U.A.

“Convidamos porque acreditamos que o assunto irá enriquecer o nosso evento e trazer conhecimentos de suma importância para os futuros profissionais. Essa relação com empresas experientes e inovadoras são de extrema importância para o desenvolvimento das habilidades dos alunos”, destaca Hydia Camargos Fonseca, organizadora do evento.

Para o diretor de Tecnologia e Engenharia da Votoantim Metais - CBA, Alexandre Gomes, participar do encontro é compartilhar informações para que toda a sociedade possa evoluir. “Faremos um intercâmbio de informações em um ambiente repleto de mentes ricas de ideias e inovação. O mercado anseia por isso e compartilhar esse conhecimento com engenheiros com um futuro tão promissor é gratificante para a nossa companhia”, aponta. 

O projeto

No processo produtivo do óxido de alumínio, também conhecido como alumina, a Votorantim Metais - CBA dissolve a bauxita, matéria-prima, transformando-a em uma pasta que, posteriormente, será tratada quimicamente para gerar a alumina, primeiro estágio para a produção do alumínio.

O projeto que será apresentado durante o evento surgiu para resolver os problemas causados pelas variações na granulação da bauxita, que dará origem a essa pasta. Ao chegar à fábrica da Votorantim Metais – CBA, localizada em Alumínio (SP), o minério passa pelo processo de moagem, onde é fragmentado para facilitar a extração de alumina. Após estudos e diagnósticos, identificou-se que este processo pode ser melhorado, já que nos resíduos gerados ainda existe a incidência de matéria- prima não aproveitada. “O projeto Circuito Fechado de Moagem” propõe melhorias para facilitar a digestão da bauxita. Para isso, prevê a implantação na saída do moinho de uma série de peneiras, retendo os granulados maiores e permitindo a passagem do material restante. Esse granulado maior retorna para a entrada do moinho e será moído novamente, até que fique do tamanho adequado. Esse controle aumentará o rendimento do processo de produção de alumina e diminuirá desperdícios”, avalia o consultor químico, Eduardo Marchioni Escobar.

A relação da Votorantim Metais - CBA com universidades e profissionais das novas gerações é constante. A Empresa possui processos de estágio e de trainees, além de parcerias com instituições de ensino que auxiliam na formação e captação de talentos para atendimento das futuras demandas do mercado. A Votorantim Metais – CBA também desenvolve projetos de tecnologia em parceria com diversas universidades, com o objetivo de aumentar a competitividade do seus Negócios e da indústria brasileira. 

Com iniciativas como o projeto Circuito Fechado de Moagem, a Votorantim Metais – CBA reafirma sua busca por excelência e responsabilidade ambiental nos processos, o que propicia aos empregados a oportunidade de vivenciar novas experiências. Para o estagiário da área de Tecnologia e Processos das minerações de bauxita, Felipe Theodoro Magalhães de Araújo, a oportunidade de aprender em uma das maiores empresas do país será um diferencial em sua vida profissional. “Aprendi muito no estágio e vejo a atuação na empresa como uma interface muito positiva para quem está saindo da faculdade e entrando no mercado de trabalho”, finaliza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.