As vendas pela internet continuam com resultados positivos no Brasil, sobretudo, em novembro com a Black Friday que impulsionou ainda mais o setor. Em novembro ante outubro, o segmento teve alta de 56,41%. No mesmo período, o faturamento foi ainda maior: 73,26%. Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) em parceria com o Neotrust | Movimento Compre & Confie.
"O mês de novembro foi fortemente impulsionado pelas ações promocionais da Black Friday de todos os varejistas. Os consumidores aproveitaram os descontos para adquirir produtos de alto valor agregado, além de antecipar as compras de Natal. O resultado foi extremamente satisfatório para o setor de varejo online", afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e Fundador do Neotrust | Compre & Confie.
Vendas online
Na avaliação entre os meses de novembro deste ano com o ano passado, as vendas online também tiveram crescimento de 51,90%. No acumulado, a variação positiva foi de 101,04%.
Ao observar os dados das vendas por região, de novembro frente a outubro, a composição ficou assim: Nordeste (66,92%); Norte (65,87%); Centro-Oeste (63,53%); Sul (54,37%) e Sudeste (53,69%).
Os resultados do acumulado do ano foram: Nordeste (134,82%); Norte (108,11%); Sul (107,76%); Centro-Oeste (107,36%) e Sudeste (92,92%).
Faturamento
O faturamento do comércio eletrônico, na comparação entre novembro deste ano com o mesmo período de 2019, a expansão foi de 55,76%. No acumulado do ano, seguiu com alta de 121,74%.
Já no faturamento, na comparação regional, entre novembro frente a outubro, o destaque ficou com o Norte (89,88%), seguido por Nordeste (87,79%); Centro-Oeste (78,57%); Sudeste (70,47%) e Sul (63,91%).
No acumulado do ano, por sua vez, os desdobramentos foram: Nordeste (159,48%); Norte (127,87%); Sul (122,36%); Centro-Oeste (120,37%) e Sudeste (113,25%).
Participação do e-commerce no comércio varejista
Em outubro, o e-commerce representou 8,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 8,9%. Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 10 de dezembro.
Categorias
A composição de compras realizadas pela internet, por segmento, em outubro, ficou da seguinte forma: equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (40,8%); móveis e eletrodomésticos (25,3%); e tecidos, vestuário e calçados (12,2%). Na sequência, outros artigos de usos pessoal e doméstico (8,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (8%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,3%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,2%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.
Consumidores Online
Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de julho a setembro de 2020, 17,9% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online. Observa-se uma queda de 0,3 p.p em relação ao trimestre anterior (18,2%). Já na comparação com o mesmo período em 2019 (11,3%), houve crescimento de 6,6 p.p.
Metodologia do MCC-ENET
Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no país a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.
Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pela Neotrust | Movimento Compre & Confie.
Clique aqui para acessar o estudo completo: https://www.mccenet.com.br/
O que é MCC-ENET -É o resultado de uma parceria formada entre o Compre &Confie e a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O MCC-ENET é o primeiro indicador a fazer um acompanhamento sistematizado da evolução dos preços do varejo online brasileiro. Utilizando uma metodologia confiável e dados reais de vendas dos principais varejistas, é a principal referência como fonte de informações sobre o setor, tanto para as empresas como para agentes do mercado e consumidores.
Sobre a camara-e.net - Fundada em 2001, a camara-e.net é a principal entidade brasileira multissetorial da América Latina e de maior representatividade da economia digital no país, formando consenso no setor perante os principais agentes públicos e privados, nacionais e internacionais e promovendo o desenvolvimento dos negócios online no Brasil. Em seu quadro de associados, a camara-e.net conta com os mais importantes players do comércio eletrônico, entre eles empresas de infraestrutura, mídias sociais, chaves públicas, meios de pagamento, seguros e e-banking. Mais informações: https://www.camara-e.net .
Sobre o Compre&Confie-O Compre&Confie é uma empresa do grupo ClearSale, referência em inteligência de mercado e líder no mercado antifraude para e-commerce. A companhia monitora vendas reais de grande parte do varejo digital brasileiro e tem o objetivo de gerar a maior rede de confiança online do Brasil por meio de produtos para varejistas (B2B) e consumidores (B2C).
Para os consumidores, a companhia oferece um serviço 100% gratuito por meio do aplicativo Compre&Confie. Com ele, é possível monitorar o uso do CPF nas compras realizadas no mercado online e notificar compras indevidas. Também é possível ter acesso a pesquisas de satisfação para avaliar a experiência de compra em lojas online e, a partir das respostas, receber cupons e concorrer a prêmios semanais.
Com foco no varejo, indústria e mídia, o Compre&Confie oferece uma metodologia de captura de dados de vendas online em tempo real para que seja possível acompanhar as vendas no comércio eletrônico de maneira muito precisa. Além disso, os varejistas online são beneficiados com um selo de reputação, obtido pela avaliação dos consumidores online.