25/12/2020 às 13h15min - Atualizada em 25/12/2020 às 00h18min

Presépio da família Viaro segue em exibição até o início de janeiro

Visitações este ano ocorrem mediante agendamento todas as sextas-feiras, sábados e domingos,

- Fotos: Divulgação

O tradicional presépio da família Viaro, que este ano completa 80 anos de exibição em Mairinque, segue aberto para visitações até o dia 04 de janeiro. A representação é formada por mais de quatro mil peças e ocupa 12 metros, apresentando diversas histórias bíblicas como o nascimento de Cristo e a visita dos Reis Magos, encantando pela sua complexidade e beleza.

As visitações tiveram início no dia 27 de novembro e este ano tiveram que sofrer mudanças por conta da pandemia do coronavírus, que quase impediu que a exibição completasse suas oito décadas.

“Quase desistimos, mas foi uma mostra de resistência. Mesmo que não tenhamos tantas visitas como nos anos anteriores, este presépio, desde sua concepção em 1940, sempre foi posto à visitação pública. Este ano, mudamos a dinâmica, com visitas apenas por agendamento, para garantia e seguridade sanitária”, completou Osley José, responsável pelo presépio.

Deste modo, as visitações este ano ocorrem mediante agendamento todas as sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 13h. Os agendamentos podem ser feitos através da página “Presépio e Tradição” no Facebook ou pelo telefone (11) 97137-3013. Nossa reportagem visitou o local e conheceu este projeto tão incrivel, confira. 

O início do tradicional presépio da Família Viaro teve sua origem no ano de 1940, ainda no século passado, quando o então menino Osley Viaro, aos 8 anos, ganha de sua tia-avó Alice Fabri um presépio com apenas 8 peças. Encantado com o presente, logo tratou de montar o presépio e esta paixão de criança o acompanhou até seu falecimento, em 2018.

Seu filho, o Sr. Osley Viaro manteve a tradição de montar o presépio de forma ininterrupta por toda a sua adolescência e mesmo no ano em que completou 18 anos e foi servir ao exército, contava ter conseguido uma dispensa especial do sargento de sua brigada para vir e montar o presépio em Mairinque. Casou-se em 1957 com Inês Maria, que seria sua incentivadora na continuidade da tradição, vieram os filhos e com estes a perpetuação do costume.

Nesses 80 anos, Aniversário de Carvalho, o presépio cresceu em tamanho e importância, hoje com mais de 4 mil peças de oriundas de mais de 27 nações distintas distribuídas em um pouco mais de 12 mts2; neste espaço desenrolam-se além da cena da Natividade, vários outros episódios narrados nos evangelhos, além de muitas outras particularidades e curiosidades da arte do presépio, narrativas populares, costumes e lendas associadas ao momento do nascimento do Messias. Desta forma, há cenas montadas que remetem à passagem da Anunciação do Anjo Gabriel a Maria, inúmeros personagens anônimos, pastores e animais, o cortejo dos Reis do Oriente e peças muito especiais, muitos originais de 1940. Completa todo o cenário, um grande céu pintado à mão, com aplicação de mais de 12 mil pedras de cristal.

Serviço:

Presépio Família Viaro

Aniversário de Carvalho, 80 Anos ininterruptos.

Onde: Rua Cásper Líbero, nº 193 Mairinque SP

Período: de 27 de Novembro de 2020 a 04 janeiro de 2021

Visitação somente por agendamento através do (11) 97137-3013, às sextas-feiras, sábados e domingos, a partir das 13h.

  

  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.