A Prefeitura de Mairinque, por meio do Grupamento de Bombeiros, alerta a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar afogamentos, em especial com as crianças, enquanto utilizam piscinas, rios ou represas. As orientações ocorrem, pois, com a chegada do verão, o número de incidentes registrados relacionados a essas atividades de lazer tende a aumentar.
Portanto, é importante que as crianças sempre estejam acompanhadas de um responsável, pois caso aconteça algo, ele poderá buscar por ajuda ou prestar os primeiros socorros. Também é recomendável a instalação de grades ou cercas ao redor de piscinas ou a utilização de lonas protetoras, para restringir a presença de pessoas no local e impedir que alguém caia na água por acidente.
Além disso, algumas piscinas contam com ralos de sucção, capazes de sugar cabelos, roupas e até membros do corpo, podendo manter a pessoa submersa na água e levar a acidentes graves ou óbitos. Devido a esse problema, as orientações são de se ter drenos antiaprisionamento e um sistema para desligar a bomba.
Em águas doces, como rios ou represas, o banhista deve optar pelos locais rasos, sem correntezas, e não superestimar a sua própria capacidade de nadar, uma vez que casos de afogamento podem ocorrer até mesmo com os mais experientes. Também é recomendado que não se banhe após ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados.
O Coordenador do Grupamento de Bombeiros, Nilson Evandro da Silva, enfatiza que todo cuidado é necessário. “Em momentos de lazer, é comum pessoas ficarem mais dispersas, porém são nesses momentos em que podem acontecer acidentes fatais. Então, é importante a atenção redobrada e ter a consciência de que a água representa risco à todas as pessoas, independentemente da idade”.
Cabe lembrar também que os funcionários do Grupamento periodicamente passam orientações aos frequentadores da Represa Itupararanga, a fim de garantir a segurança e integridade de todos.
Em caso de acidentes, serviços como o SAMU (192) e o Corpo de Bombeiros (199) poderão ser acionados.