Um morador procurou o Jornal da Economia para falar sobre problemas que munícipes têm sofrido com um terreno baldio repleto de entulho e sujeira, que fica localizado atrás da arquibancada do Campo do Sete, no bairro São João Novo. Segundo ele, o espaço pertence à Prefeitura de São Roque, que descarta lixo no local e isso acaba gerando riscos à população, principalmente a crianças que têm o costume de brincar nas proximidades e podem ser picadas por animais peçonhentos.
“O terreno pertence à prefeitura, só que é uma área aberta e considerada de lazer, então vem muita criança brincar, porque tem um monte de estoque de areia e pedra. Eles descartam uma grande quantidade de entulho, como caco de piso, vaso sanitário e estão destruindo o lugar, porque virou um lixão clandestino”, declarou.
O homem, que terá seu nome preservado por esta reportagem, afirmou que caminhões de empresas particulares têm ido até o terreno baldio para fazer descartes, o que pode agravar ainda mais a situação com a quantidade de dejetos. “Uma coisa leva a outra. A prefeitura não está dando respeito para a população e começa a jogar lixo, aí pessoas de vários lugares jogam também, como por exemplo, caminhões de outras cidades”, disse ele.
Na manhã desta quinta-feira, o morador voltou a entrar em contato com a nossa redação, dizendo que funcionários da prefeitura jogaram mais entulho no local e logo depois puseram fogo nos lixos. “Eles jogam e depois atacam fogo, mas só queima o lixo. Aí quem ‘paga o pato’ é a vila inteira, que precisa ficar aguentando fumaça ou plástico e pneu pegando fogo o dia inteiro. O próprio funcionário da prefeitura faz isso e o encarregado que é para falar alguma coisa, não diz nada”, completou.
Ainda de acordo com o homem, ele e mais dois vizinhos já tentaram contato muitas vezes com o Departamento de Obras da administração na tentativa de resolver o caso, mas até o momento, não tiveram sucesso. “Nós ligamos e acontece sempre a mesma situação: o departamento não atende. Só fica chamando e dá a impressão de que eles pegam o telefone e desligam”, finalizou o munícipe.
O Jornal da Economia questionou a Prefeitura de São Roque com relação ao assunto, perguntando se a administração pretende tomar alguma providência quanto ao caso e se ela tem conhecimento sobre esses caminhões de empresas particulares que, segundo o morador, descarregam lixo no local.
Em resposta, a administração municipal informou que o Departamento de Obras/Meio Ambiente irá ao local para realizar uma vistoria e tomar as atitudes pertinentes.