Foi divulgado no dia 25 de novembro, os três vencedores da 3ª edição do Prêmio Ideia ABBC. São eles: Acesso Digital, "Reconhecimento facial como ferramenta de inclusão social"; Antecipa Fácil, "Mercado digital de direitos creditórios" e Blu365, "Inclusão financeira através da negociação de dívida justa". A seleção foi feita pelo Núcleo de Inovação ABBC e a curadoria da Fintechlab, um hub para conexão e fomento do ecossistema nacional de fintechs.
Participaram do prêmio fintechs e startups que mostraram um case real, com pelo menos um cliente pagante do produto ou serviço e com os seguintes aspectos: soluções voltadas à otimização do trabalho remoto; soluções para inclusão financeira da população; e soluções financeiras digitais para micro e pequenos empreendedores.
No dia 10, às 17h, a ABBC apresentará os 3 cases vencedores durante live. Inscreva-se https://conteudos.abbc.org.br/livepremioideia. Os vencedores também ganharão um troféu de reconhecimento e também 3 (três) sessões individuais de mentoria, de até 90 minutos cada. Essas mentorias serão realizadas por profissionais de conhecimento técnico e notório.
A iniciativa da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) tem como objetivo aproximar as mais de 90 instituições financeiras associadas a empresas inovadoras, com o propósito de otimizar modelos de negócio e reduzir custos operacionais, colaborando, assim, para o desenvolvimento de tecnologias que fortaleçam o ambiente competitivo, a inclusão financeira e a sustentabilidade econômica do país.
Sobre a ABBC: A ABBC - Associação Brasileira de Bancos - representa bancos de diversos portes, de controle nacional e estrangeiro, financeiras, cooperativas, instituições de pagamento, sociedades de crédito privado, sociedades de empréstimo pessoal e fintechs.
Fundada em 1983, a partir de uma necessidade de maior interlocução dos bancos pequenos e médios com as autoridades e demais entidades, tem como objetivo aperfeiçoar o sistema financeiro do Brasil, sendo a favor da livre concorrência e da autorregulação.
Tem como propósito entender necessidades dos associados, ouvir propostas e detectar soluções, além de oferecer serviços compartilhados e atuar na formação e desenvolvimento profissional.
A ABBC visa à eficiência da intermediação financeira, desenvolvendo meios e formas que possam ampliar o acesso da população a produtos e serviços financeiros. Em novembro de 2020 somou 97 instituições financeiras associadas.