14/11/2020 às 11h30min - Atualizada em 14/11/2020 às 02h11min

Santa Casa de São Roque prepara nova reforma em sua estrutura

Planos são de que as obras ocorram em etapas e contemplem seis setores do hospital

- Fotos: Divulgação
Planejamento de como seriam os leitos após a reforma

A Santa Casa de São Roque está preparando uma nova reforma em sua estrutura. Segundo a administração da instituição, após a reforma do Pronto Atendimento, o hospital agora se prepara para trabalhar na área do hospital que abriga os apartamentos (quartos) da clínica médica, maternidade, central de masteriais esterilizados, postos de enfermagem, berçário e centro cirúrgico.

O projeto é ousado e pretende adequar toda a estrutura atual do local, que remete a década de 70, para uma totalmente de acordo com as regras vigentes no setor de saúde e que ofereça mais conforto, segurança e ergonomia aos pacientes e funcionários.

Em visita a Santa Casa, nossa reportagem foi apresentada aos projetos das obras, que preveem mudanças estruturais importantes como substituição total da parte elétrica, hidráulica, sanitária, rede de gases medicinais e até mudanças de piso, portas e janelas.  Segundo a administradora do hospital, Andrea Rodrigues, o planejamento foi feito por uma equipe especializada em elaboração de projetos para hospitais e contou com a consultoria dos próprios profissionais que atuam no local. "Foi dada a oportunidade de quem usa o espaço dizer como ele poderia ser mais eficiente. Muitas vezes a troca de posição de uma simples torneira pode ajudar a melhorar toda a dinâmica de utilização de uma instalação”, comentou.

Além da mudança estrutural, que também será totalmente climatizada, o projeto também prevê alterações no layout dos quartos e criação de novos setores. Os quartos de internação serão reformados com recursos de empresas parceiras que “adotaram cada quarto” com um valor específico que ajudará na reforma dos mesmos. Até o momento, a Santa Casa já com as empresas: Cambuci S.A, Supermercados São Roque, Hersheys do Brasil, Vila Don Patto, Vínicola Góes e Epris Tintas.

Com a reforma  no prédio, o número de leitos passará de 62 para 58, porém a administração afirma que a taxa de ocupação do hospital permite essa mudança, sem prejudicar o  atendimento.  Além disso, as melhorias trariam mais conforto aos pacientes contemplando características de  acessibilidade e a implantação de um banheiro a cada dois leitos, ao contrário de hoje, onde um banheiro atende quatro leitos.

O projeto também pretende criar uma ala especifica para os acompanhantes das mães em processo de parto, dando mais estrutura para uma das ações mais reconhecidas da Santa Casa, que tem sua maternidade como uma das mais requisitadas da região.

Embora o projeto ainda se encontre no papel, a administração afirma que já conta com verba inicial necessária para começar as obras, recursos estes que tem origem na iniciativa (quartos) e emendas parlamentares (centro cirúrgico e demais áreas).  As obras devem começar em parte dos apartamentos e do centro cirúrgico e serão realizadas em etapas.  Atualmente, a Santa Casa está contratando uma empresa especializada em orçamentos de obras hospitalares para que a administração possa realizar o planejamento da reforma para que os trabalhos ocorram sem comprometer o funcionamento das áreas do hospital.

Com as obras iniciadas a administração do hospital e a comissão gestora  pretendem continuar atrás de recursos, sejam doações, emendas parlamentares e a ajuda da própria prefeitura, para dar continuidade as outras etapas das reformas, que serão iniciadas após a conclusão das anteriores.

Segundo Andrea, a expectativa é de que as obras possam começar ainda este ano, visto que o município está na fase verde da pandemia,  e que  possam trazer não só mudanças estruturais, mas também que possibilitem ao hospital  ampliar sua oferta de serviços, e com isso receber mais recursos e firmar parcerias com convênios, fazendo com que o hospital possa não só crescer em número de atendimentos e qualidade, mas também ampliar sua área de atuação, o que traria ainda mais benefícios à população.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.