13/11/2020 às 11h58min - Atualizada em 13/11/2020 às 12h59min

Conheça a história do leite condensado

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação Pixabay

O Brasil é um dos maiores consumidores de leite condensado no atacado e varejo do mundo, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de leite condensado cresceu 14% durante a pandemia de coronavírus.

Os dados não são uma surpresa, considerando que o leite condensado é a base de muitas receitas brasileiras, como o brigadeiro — o mais popular doce brasileiro —, pudim e outras receitas.

Pensando na importância que esse ingrediente queridinho tem em todas as cozinhas brasileiras, selecionamos a história do leite condensado e a evolução através dos anos. Continue lendo e conheça a história do leite condensado!
 

 

História do leite condensado

 

O leite evaporado, popularmente conhecido como leite evaporado adicionado de açúcar, surgiu como uma alternativa de conservação do leite cru e, ao decorrer das décadas, teve grande evolução culinária, tanto em sua produção quanto na revolução da doçaria tradicional brasileira.

A invenção do leite condensado é considerada uma lenda, existem apenas relatos de que nos Estados Unidos, no ano de 1853, um inventor chamado Gail Borden criou o leite condensado em uma viagem longa de navio em que as vacas ficaram doentes. Diz a lenda, que para o leite não estragar, ele adicionou açúcar, considerando que o ingrediente tem função de conservante.

Mais para frente, durante a guerra, era necessário fazer a escolha de alimentos com maior validade e maior praticidade com valor nutritivo. O preço do leite condensado era favorável e também supria todas essas necessidades, por isso, foi muito utilizado pelos soldados americanos na Guerra Civil Americana e na Segunda Guerra Mundial.

 

 

Leite condensado no Brasil

 

Já no Brasil, o leite condensado chegou em 1890, passou a ser importado dos Estados Unidos e era considerado um alimento para crianças, como as barras de chocolate, e também para mães que não conseguiam amamentar seus bebês.

Tornou-se um ingrediente muito popular no país quando o presidente Brigadeiro distribuiu brigadeiros durante sua campanha eleitoral, desde então, passou a ser incorporado em diferentes receitas de doces brasileiros, acompanhado muitas vezes por chocolate em barra e outros ingredientes para a mistura.

 

 

O leite condensado atualmente

 

Atualmente, o leite condensado é um item presente na mercearia de todos os supermercados e outros estabelecimentos de menor porte. De acordo com a Nestlé, o Brasil é o país que mais consome leite condensado no mundo, são 200 mil toneladas por ano.

Além disso, o produto brasileiro se destaca por sua qualidade, tendo um alto padrão tecnológico. Por esse motivo e seu sabor, o leite condensado é popular e indispensável nas receitas de muitas famílias!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.