12/11/2020 às 19h46min - Atualizada em 12/11/2020 às 19h46min

Como a alimentação pode afetar a saúde e estética dos dentes

Autor: Matheus Ferrero / Fonte: Unsplash

Quando se fala em saúde bucal logo se imagina um lindo sorriso com dentes perfeitamente alinhados e brancos. Não que isso seja um problema, pois uma boca linda e bem cuidada, de fato, reflete saúde. Porém, as preocupações vão muito além da estética e os vilões podem ser imperceptíveis.

 

Se antigamente se condenava apenas o açúcar, se preocupava com a cárie e ensinava a escovação correta, hoje os dentistas alertam também para os cuidados com a alimentação. A escolha do que você come pode sim impactar a saúde da sua boca.

 

Uma dieta balanceada, rica na ingestão de nutrientes variados, auxilia no fortalecimento dos dentes, prevenindo até mesmo possíveis inflamações e infecções na gengiva.

 

Confira as quatro categorias de alimentos amigos e também inimigos da saúde bucal:

 

Alimentos amigos

 

Fibras: Elas são responsáveis por auxiliar na limpeza dos dentes. Ao aumentar a ingestão de fibras você reduz os resíduos e as chances de ter placas bacterianas. Inclua aveia, granola e vegetais verde escuro na sua dieta. Sementes: Ingerindo sementes como chia e linhaça diariamente, você aumenta sua fonte de ômega-3. Por ser um anti-inflamatório natural, as sementes ajudam na proteção contra doenças bucais. . Oleaginosas: Castanhas, amêndoas, nozes, amendoins e outras nuts possuem um óleo natural que cria uma película sobre os dentes. A ingestão frequente previne a surgimento de cáries. Outros alimentos que possuem essa gordura natural, como o abacate, também cumprem o mesmo papel. Leite e derivados: Por serem ricos em cálcio, o leite e seus derivados são famosos por fortaleceram a estrutura óssea, portanto, contribuem para o desenvolvimento da dentição. Além disso, informações fornecidas pelo portal da fabricante de suplementos Sundt, apontam que a proteína do leite reduz a acidez bucal e isso consequentemente protege o esmalte dos dentes. Vale lembrar que os derivados, como iogurte, devem ser naturais e sem açúcares.

 

Alimentos inimigos

 

Frutas ácidas: Se consumidas em excesso elas podem causar o desgaste do esmalte dentário. O esmalte protege a estrutura interna dos dentes e ajuda e evitar o surgimento de cáries. Abacaxi, limão, laranja e tangerina devem ser consumidas sem excesso. Conservas: Trata-se de legumes conservados em uma solução que leva vinagre. Por serem altamente ácidas, segue o mesmo princípio das frutas. Prejudica o esmalte, aumentando a sensibilidade. Café: O café já é um vilão conhecido por quem faz o procedimento de clareamento dental. Ele escurece e pode até mesmo manchar os dentes. Se tomado com açúcar os malefícios passam para a saúde bucal, além da estética. Se preferir ingerir a bebida, é importante escovar os dentes logo após. Refrigerante e doces em geral: Por ser muito rico em açúcar, beber refrigerante facilita o surgimento de bactérias na boca. Essas bactérias corroem o mineral dos dentes e traz malefícios para a saúde. O açúcar também favorece o surgimento de tártaro. E nessa categoria entram todos os alimentos açucarados, ou seja, todas as guloseimas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.