31/10/2020 às 14h45min - Atualizada em 31/10/2020 às 01h44min

Membros do Governo Estadual visitam obras de centro para idosos em São Roque

Obras do Programa Vida Longa devem ser concluídas no início de 2021

- Fotos: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa

A Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Célia Parnes e o representante da Secretaria de Habitação Estadual, Élcio Sigolo estiveram em São Roque na tarde de terça-feira (27) para visitar as obras do Programa Vida Longa, que criará 20 habitações para idosos na região central da cidade.

As obras ocorrem na região da Rua São Paulo ao fundo da mata da Brasital  e foram visitadas pelos membros do governo estadual, que acompanharam os trabalhos no local e obtiveram atualizações sobre o andamento do projeto.

São Roque foi um dos primeiros municípios contemplado para receber este programa, uma importante parceria da Prefeitura da cidade dom o Governo do Estado. Anteriormente conhecido como Vila Dignidade e que foi reformulado pela gestão do atual governador João Dória. Em seu formato atual o programa visa viabilizar moradia exclusivamente para idosos, com casas que possuem 39 m² de área útil, sendo composta por uma sala conjugada com cozinha, um dormitório, banheiro, área de serviço e uma pequena área externa nos fundos que pode ser utilizada como jardim ou horta.

As residências são inseridas em áreas projetadas para pessoas idosas, e que contarão com centro de convivência e área de lazer, contando com acompanhamento social permanente.

“São 20 residências para estes idosos, que terão sua plena autonomia e individualidade, porém que também terão uma ala inteiramente comum dedicada a interação entre eles e que será gerida por uma Organização Social que fará a gestão do complexo”, informou Célia Parnes. Confira abaixo a entrevista feita com a secretária. 

Os beneficiários são selecionados pela Prefeitura de acordo com os critérios estabelecidos, sendo que para participar do programa os idosos de 60 anos ou mais, que sejam independentes para a realização das tarefas diárias, possuam renda mensal de até dois salários mínimos, não possuam vínculos familiares sólidos ou sejam sós e morem há pelo menos dois anos no município.

Os núcleos são construídos através de repasses destinados pelos Estado a CDHU, encarregada execução dos centros de moradias, sendo fruto de uma parceria entre a Secretária de Desenvolvimento Social e de Habitação Estadual.

 “Para a nossa alegria fomos informados pela equipe encarregada da obra que a conclusão da obra está prevista para ocorrer entre é de final de janeiro e início de fevereiro”, informou Élcio Sigolo, ele disse que, por enquanto, não existe perspectiva de projetos como este vindo para as cidades da região. Confira abaixo a entrevista feita com o representante do Governo Estadual.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.