30/10/2020 às 16h51min - Atualizada em 30/10/2020 às 17h55min

Policiais Militares prestam homenagem a patrono da companhia de São Roque

PM Agnaldo Aparecido Ferreira foi morto no cumprimento do dever e teve seu nome atribuído a Companhia de São Roque

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

Policiais Militares prestaram uma bonita homenagem ao 1º Sargento Agnaldo Aparecido Ferreira, que atualmente está sepultado no cemitério da Paz, em São Roque. O PM foi morto no cumprimento do dever em 30 de novembro de 1989 e como homenagem aos serviços desempenhados em nome da população, ele teve seu nome dado a companhia policial da cidade, se tornando o patrono da 2ª CIA do 50º BPM/I.

Para celebrar a vida do companheiro e homenageá-lo no 31° aniversário do seu falecimento, os policiais estiveram no seu local de descanso, onde leram um texto de autoria do Comando da Polícia Militar, enaltecendo os serviços do policial falecido, além de realizarem uma oração e prestarem continência ao companheiro que já se foi.

PM faleceu no cumprimento do dever

Na data de 29 de novembro de 1989, houve um roubo à chácara no bairro do Pavão, em São Roque. Na época, os PMs Elcio e Nunes atenderam a ocorrência e chegaram a encontrar o autor do crime, que baleou o soldado Elcio na cabeça antes de fugir do local. O PM sobreviveu ao ferimento e através de um levantamento, os policiais descobriram o endereço da residência do criminoso, se deslocando até o local, onde permaneceram em vigilância na tentativa de prendê-lo.

Sob o comando do Tenente Eronides e do Sargento Agnaldo, foram realizadas buscas e vigilância nas proximidades da casa do autor, pois acreditava-se que o mesmo voltaria para casa e, ao cair da noite do dia 30, por ocasião da troca de equipe, permaneceram em campana o Sargento Agnaldo e o Soldado Aldy, que ficaram alojados num cômodo no quintal da propriedade, à espera do acusado.

Por volta das 21h, o criminoso se aproveitou da escuridão e aproximou-se da casa, batendo numa das janelas para que sua mulher abrisse a porta. Nesse instante, o Sargento Agnaldo e o Soldado Aldy o abordaram e lhe deram voz de prisão, entretanto o bandido ainda estava armado e atirou contra o soldado, o atingindo na altura do abdômen.

Mesmo ferido, o Sargento Agnaldo conseguiu responder a agressão e atirou contra o marginal, assim como seu companheiro, acertando o criminoso, que se arrastou para uma região de mata para tentar fugir e depois refugiou-se em sua casa.

Agnaldo foi socorrido pelo companheiro, com o apoio dos soldados Barbosa e Lana, sendo levado para o hospital de Ibiúna, porém o PM não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. O marginal que havia matado o policial foi localizado pelos soldados Martins e Mendes em sua casa, porém este não resistiu aos ferimentos e veio a falecer apesar da tentativa de socorro.

“Ao tombar no cumprimento do dever, ao defender a Sociedade Paulista com sua própria vida, o 1º Sargento PM  Agnaldo Aparecido Ferreira, tornou-se um herói de nossa Instituição e de nossa sociedade, sendo lembrado seu sacrifício por todos e seu nome perpetuado como patrono da 2ª Cia do 50º BPM/I, em homenagem póstuma”, diz uma nota da PM enviada a esta reportagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.