27/10/2020 às 19h37min - Atualizada em 27/10/2020 às 19h42min

Rússia solicita aprovação de uso emergencial de vacina contra Covid-19 à OMS

Pedido faz referência ao uso da Sputnik V, primeira candidata registrada no país

- Foto: AFP
Fonte: Portal G1

A Rússia divulgou, nesta terça-feira (27), que solicitou aprovação do uso emergencial de uma de suas vacinas candidatas contra a Covid-19, a Sputnik V, à Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade anunciou critérios para analisar candidatas para potencial uso de emergência no fim de setembro.

De acordo com informações do Portal G1, o fundo estatal russo que administra a produção da vacina exibiu pedidos para registro acelerado na Lista de Uso de Emergência (EUL, na sigla em inglês) e pré-qualificação do imunizante.

Kirill Dmitriev, o diretor do fundo, falou sobre o pedido, declarando que ele "permitirá que a Sputnik V seja incluída na lista de produtos médicos que atendem aos principais padrões de qualidade, segurança e eficácia".

Procurada pelo G1 a respeito do recebimento do pedido e quanto tempo levaria um processo de aprovação, a OMS afirmou que os pedidos para uso de emergência e pré-qualificação são confidenciais.

"Se um produto submetido para avaliação cumprir os critérios de listagem, a OMS publicará os resultados amplamente", disse a entidade.

A organização ainda informou que "a duração do processo de listagem de uso de emergência depende da qualidade dos dados apresentados pelo fabricante da vacina e dos dados que atendem aos critérios da OMS". A entidade declarou, por fim, que "ainda não pré-qualificou nenhuma vacina" contra a Covid-19 e nem divulgou uma lista de uso emergencial.

A Sputnik V, produzida pelo Instituto Gamaleya, em Moscou, foi a primeira vacina registrada contra a doença no mundo. Ainda segundo o G1, há cerca de duas semanas, a Rússia anunciou outro registro, da EpiVacCorona, desenvolvida pelo Instituto Vector, na Sibéria.

A candidata russa está prevista para ser produzida e testada em fase 3 no Brasil, em uma sociedade firmada com o estado do Paraná.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.