23/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 23/10/2020 às 17h00min

Companhia de teatro apresenta espetáculo gratuito e online para cidades da região

Espetáculo online “Palíndromo” tem execução em São Roque e será transmitido para cidades da região

- Foto: Eduardo Petrini
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

A companhia de teatro Contos da Mala está apresentando desde quarta-feira (21) o espetáculo online “Palíndromo” que tem execução em São Roque e até o dia 07 de novembro será transmitido para cidades da região. A primeira delas foi Sorocaba e, em seguida, Ibiúna, Piedade, Itu e Mairinque também poderão acompanhar a peça, que foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) na categoria Produção e Temporada de Espetáculos Inéditos de Teatro e levanta questões sobre os temas “desemprego” e “entrevista de trabalho”, incluindo o paradoxo da relação entre candidato e entrevistador.

De acordo com a sinopse da peça, a montagem busca discutir e refletir, no encontro entre um entrevistador e um candidato a uma vaga de trabalho, condições e aspectos do mundo corporativo na relação com o poder, reforçando ainda mais o abismo entre aqueles que pensam ser os detentores dos meios de produção e aqueles que procuram um emprego. Com uma curva alta de crescimento nas taxas de desemprego, ainda mais num momento de uma grave crise de saúde pública, que consequentemente afetou a economia, este tema se mostra bastante relevante e pertinente na tensão entre "chefe" e candidato.

É importante destacar que o espetáculo é resultado do trabalho do dramaturgo e diretor Willian Maciel, que é autor da peça e falou ao Jornal da Economia sobre a adaptação que o projeto precisou passar diante do isolamento. “Nós fomos pegos de surpresa com a pandemia e, então, por segurança e para cumprir todos os protocolos sanitários, interrompemos os encontros presenciais e aí começamos as reuniões online, onde a gente passou a discutir sobre como pensar nesse teatro com a relação de distanciamento. Não paramos o processo de pesquisa, forneci para eles [os atores] vários filmes do expressionismo alemão para que assistissem e a gente discutisse, porque isso foi utilizado na parte estética do espetáculo”, disse.

Willian ainda contou que outra apresentação da qual fez parte o inspirou a dar continuidade na peça de maneira remota e também garantiu que o projeto “Palíndromo” foi bem sucedido em sua pré-estreia, ocorrida na segunda-feira (19). “Tivemos 89 pessoas assistindo, com a média de 25 pessoas participando ativamente do debate, então foi algo que a gente viu que é possível. O espetáculo é graças ao trabalho dos atores e também um trabalho bem cuidado da Produtora PDP, que conseguiu trazer a estética do espetáculo para a gravação”, declarou o diretor.

O espetáculo ainda será transmitido de maneira remota nesta sexta-feira (23) e nos dias 24, 28, 29, 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro, sempre às 19h30. Ainda segundo o documento descritivo da iniciativa, a capacidade para a sala virtual é de 100 lugares. Para assistir, é necessário se cadastrar por um formulário (clique aqui e tenha acesso). Quem se inscrever receberá uma mensagem pelo e-mail informando o endereço de acesso à peça, que tem uma hora de duração e classificação indicativa para maiores de 16 anos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.