16/10/2020 às 15h30min - Atualizada em 16/10/2020 às 15h32min

Confira a Programação da Paróquia de São Roque

Para participação presencial nas Celebrações Eucarísticas, faça a sua inscrição junto à Secretaria Paroquial

Acompanhe com atenção esta 30ª mensagem semanal da série “Lições da Covid-19” redigida pelo nosso Pároco Pe. Daniel Balzan. Ainda é tempo de cautela, reflexão e comunhão paroquial. Uma boa semana!

LIÇÕES DA COVID-19 (30)

Viva a Mãe de Deus e Nossa! A minha partilha com os Paroquianos hoje é a Abertura Gradual das Atividades Presenciais Paroquiais na Paróquia São Roque. Passadas as Festas de Agosto, a Paróquia lançou uma Nota Oficial denominada “RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NA PARÓQUIA SÃO ROQUE”, encaminhada via redes sociais, delineando os primeiros passos a serem seguidos. Explicamos, na ocasião, que a 1ª fase da abertura contemplaria tão somente as Missas na Matriz. Nada de: Batizados, Casamentos, Missas e Celebrações da Palavra nas Comunidades, Catequese e outras atividades que normalmente acontecem de modo presencial no cotidiano Pastoral. Este procedimento levou em conta:

As Diretrizes Diocesanas sobre a Abertura Gradual; Os Protocolos Sanitários Oficiais sobre o Distanciamento Social, Higiene e Sanitização; A Adequação do Espaço Interno da Matriz com marcação do espaço a ser ocupado; O Controle do número de Fiéis nas Celebrações Presenciais da Santa Missa; e Outros procedimentos solicitados pelos Protocolos Sanitários Oficiais.

Começamos a abertura gradual com grupos específicos como: Ministros Extraordinários da Palavra e da Comunhão, Catequistas e Outros Agentes de Pastoral. A abertura aconteceu conforme esperado: muita prudência e cautela da parte dos paroquianos; compreensão das exigências normativas impostas em obediência aos Protocolos Sanitários; participação dos fiéis nas Missas transmitidas via Redes Sociais; treinamento e atuação da Equipe de Acolhida para receber os fiéis previamente inscritos; atendimento Paroquial na Secretaria Paroquial quanto aos procedimentos para a Missa presencial, etc.

Confesso que fiquei sumamente emocionado quando vi pessoas concretas assistindo, de modo atuante, a Celebração da Santa Missa. Mesmo sendo um número restrito de pessoas, a atmosfera era outra e a gente via a emoção no olhar das pessoas, apesar do uso obrigatório de máscaras e distanciamento social. O sacrifício valeu, a compreensão ajudou e a comunhão se fortaleceu através das redes sociais. Isto nos ensinou também que o relacionamento virtual nunca substituirá a presença real, pois é esta que cria laços de fato.

Agora que a 1ª fase da experiência está caminhando relativamente bem, é natural que se pergunte: “Quando os paroquianos que se enquadram na faixa de ‘pessoas de risco’ poderão pisar na Igreja para assistir à Santa Missa? Não está na hora de atenuar o controle?” 

São muitas as perguntas e as curiosidades que vêm à mente. Percebe-se, na sociedade, um cansaço geral quanto ao isolamento social e ao uso de máscara. São comuns as notícias acerca de praias lotadas, festas e locais com grandes aglomerações de pessoas, como que dando a impressão de que a COVID-19 já não é tão perigosa assim! Todos sentem falta da vida normal, do contato presencial e do convívio entre amigos. E a vida na Comunidade de Fé não está alheia a isso. Almejamos contato e presença real.

Sinto, às vezes, que o procedimento com tanta cautela da parte da Paróquia deixa alguns paroquianos insatisfeitos e até críticos. Afinal, adentramos na faixa “verde”! Para esses irmãos na fé, diria: A PANDEMIA AINDA NÃO TERMINOU! QUALQUER DESCUIDO NA FAIXA “VERDE” VOLTA-SE PARA A FAIXA “VERMELHA”, conforme temos visto nos noticiários em muitos países europeus! Certamente, a Diocese de Osasco não deixará de enviar orientações às Paróquias quanto aos novos procedimentos, as quais serão assumidas por esta Paróquia. Portanto, aguardemos a palavra do nosso Bispo! Na hora em que houver mudança, vamos comunicar. Reitero que esta cautela deve ser entendida como sinal de compromisso com a VIDA e nunca como atitude discriminatória.

Faça de teu lar uma “Casa de Oração”! Acredite: Você também é Igreja! Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida nos proteja e nos acompanhe enquanto perdura esta pandemia. Amém.

Pe. Daniel Balzan – Pároco

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS - Dia 16: 6ª feira, às 19h00 - Missa em Ação de Graças pelo Centenário da Canonização de Santa Margarida Maria (Apostolado da Oração) e Aniversário Natalício do Frei Salinho; Dia 18: Domingo, às 09h00 e 19h00; Dia 21: 4ª feira, às 19h00.

Para participação presencial nas Celebrações Eucarísticas, faça a sua inscrição junto à Secretaria Paroquial pelo telefone 4712-2377, de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h00, das 13h00 às 17h30. Acompanhe também as nossas publicações e transmissões ao vivo pelas redes sociais da Paróquia (Instagram e Facebook)!


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.