06/10/2020 às 08h54min - Atualizada em 06/10/2020 às 09h46min

Roteiro do Vinho em São Roque tem safra de alcachofra 2020

Estabelecimentos oferecem sopas, petiscos, drinques e doces com a flor

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Roteiro do Vinho – trecho turístico de 12 km, que concentra Vinícolas, Adegas, Restaurantes, Pousadas e Entretenimento – localizado no município de São Roque (SP), tem sua safra de Alcachofra 2020, até o mês de Novembro. “A safra da Alcachofra é bastante aguardada por aqui; chefs e cozinheiros se esmeram nas novidades em receitas”, afirma Túlio Patto, Presidente do Roteiro do Vinho. 

 

Durante o período os empresários servem iguarias, que vão direto da plantação da região para o prato. São elas: Espaguetes, Risotos, Lasanhas, Parmegiana e Petiscos diversos. Há sorvete, doces e drinques – tudo à base de Alcachofra. Há venda in natura, congelados e em conserva.

 

 

“Nos dias mais frios, minha sopa de Alcachofra, que pode ser comprada congelada, tem feito bastante sucesso”, afirma Dona Ana Lidia Camargo, empresária à frente da Alcachofra Bonsucesso, que também aposta na ‘Batata Rosti de Alcachofra’ (R$35 para uma pessoa e R$45 para duas pessoas).

 

Já Alex Santiago de Moraes, empresário da Vinícola XV de Novembro, tem plantação e aposta na venda in natura.  “Além das Alcachofras Roxas, temos também as Alcachofras Verdes, mais raras, conhecidas como italianas. Os clientes adoram visitar a plantação, passar o dia e ainda levar para a casa esta delícia”, avalia.

 

 

 

Sobre o Roteiro do Vinho, São Roque, SP: O Roteiro do Vinho fica localizado na cidade de São Roque (SP) e abriga cerca de 40 estabelecimentos, dentre Vinícolas e Adegas, Restaurantes, Pousadas, Entretenimento e Compras. Há restaurantes de Gastronomia Brasileira, Vegetariana, Vegana, Comida Caipira, Tropeira, Portuguesa, Italiana e Contemporânea, oferta de lazer para toda família e programação voltada ao universo dos vinhos. Em meio à Mata Atlântica, o clima é bastante agradável, de montanha, com sol durante o dia e baixas temperaturas à noite.  

 

Curiosidade: A Alcachofra é uma planta que chega a um metro de altura e é bastante conhecida pelo sabor e por suas propriedades medicinais. Sua safra vai, geralmente, de Setembro, Outubro a novembro. E é bastante cultivada na região de São Roque, a 56 km de São Paulo.  O nome "alcachofra" provém do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). Já cynara - seu nome científico - vem do grego. Segundo uma lenda antiga, Cynara seria uma jovem que rejeitou Zeus e que, por conta disso, teria sido transformada nesta planta. A Alcachofra chegou a São Roque há cerca de 150 anos e se adaptou muito bem ao clima da região.

 

Roteiro do Vinho, São Roque, SP: www.roteirodovinho.com.br | @roteirodovinho #roteirodovinho

 

Turismo rural impulsiona consumo de alcachofras em São Roque (assista o vídeo)

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.