02/10/2020 às 14h16min - Atualizada em 02/10/2020 às 14h16min

Estudo revela perfil dos candidatos de São Roque e região nas eleições em 2020

Levantamento mostra como renovação dos candidatos ainda é baixa

- Fotos: Divulgação
Fonte: São Roque Dados

A página São Roque Dados, que desde 2019 realiza o levantamento e interpretação de dados disponíveis sobre São Roque e Região,  realizou um levantamento a partir dos dados do TSE sobre o perfil dos candidatos a prefeito e vereadores das cidades de Araçariguama, Alumínio, Mairinque e São Roque. O levantamento levou em conta dados sobre idade, cor e gênero dos candidatos.

Idade

No comparativo, a média de idade dos candidatos a vereador se manteve a mesma, 47 anos, mas 2020 têm maior variedade de idades. Em 2016 os candidato mais novos tinham 19 anos e o mais velho tinha 81 anos. Em 2020 os candidatos mais novos são Duda di Giulio (PSDB) e Paulo Juventude (REDE), ambos com 18 anos e o candidato mais velho é Anercides Valente (PP), de 87. Coincidentemente, todos são candidatos de São Roque

Entre os candidatos a prefeitos e vices, a média de idade caiu, de 53 anos em 2016 para 50 em 2020. O candidato mais novo este ano é Rafael da Hípica (MDB) e o mais velho é Toninho Gemente (PSD), ambos de mairinque.

De acordo com o responsável pelo levantamento, o cientista social Felipe Angiolucci, os dados revelam que vivemos um momento de transição entre os políticos. “Estamos no meio de uma mudança geracional, com candidatos mais novos participando da política, mas também com os políticos mais velhos ainda participando da disputa. É algo que acontece tanto no cenário nacional como em nossa região”. Segundo Felipe, a mudança será mais perceptível nos próximos pleitos.   

Gênero

As candidaturas para vereadores apresentam pouca mudança. Houve um pequeno aumento proporção de candidaturas femininas entre 2016 e 2020. Entretanto o aumento é fruto da diminuição de candidaturas masculinas, que caiu 572 para 548, enquanto as candidaturas femininas mantiveram o mesmo número: 274. 

Entre prefeitos e vices, o número de mulheres aumentou de 9 para 12, enquanto os homens diminuíram de 35 para 32. O aumento das candidaturas femininas, entretanto, se dá entre a posição de vice, que foram de 5 para 7. O número de candidatas a prefeito se manteve a mesma de 2016, com 5 candidatas.

De acordo com o responsável pelo levantamento, o cientista social Felipe Angiolucci, os dados mostram como os partidos ainda não aceitam as candidaturas femininas. “A entrada das mulheres na política ainda se dá de maneira tímida e não sinais de mudança na região.”

Cor

A proporção de candidatos negros para vereador aumentou na região de 31% para 36% das candidaturas. Entretanto a mudança não se dá pelo aumento de candidatos negros, que foi baixo, de 262 para 291. O que aconteceu foi a diminuição da quantidade de candidatos branco, de 582 para 486.

Para prefeitos e vices, não houve mudanças. Em 2016 foram 38 candidatos brancos e 6 negros e em 2020 são 36 candidatos brancos e 5 negros. Entretanto, 46 candidatos não informaram sua cor, o que pode alterar esses dados.  

Gênero e cor

Candidaturas de mulheres negras continuam sendo minoria entre os candidatos e candidaturas de homens brancos a maioria. Segundo o responsável pelo levantamento, o cientista social Felipe Angiolucci, o cruzamento de dados entre gênero e cor deixa claro como a política é, tradicionalmente, um lugar para homens brancos. “Os homens brancos representam 37% das candidaturas deste ano, enquanto as mulheres negras são apenas 8%. São dois extremos que revelam muito sobre o funcionamento de nossa sociedade”.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.