23/09/2020 às 14h11min - Atualizada em 23/09/2020 às 14h12min

Dia do Sorvete no La Cucina Piemontese

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Não se sabe ao certo a verdadeira origem do sorvete e os relatos divergem sobre a criação desta delícia gelada, que se tornou uma das sobremesas queridinhas do brasileiro, principalmente nos dias mais quentes, próximos em nosso calendário. Há quem diga que o sorvete surgiu na China, há mais de 4 mil anos. Naquela época, os chineses costumavam preparar uma pasta feita de arroz e leite congelado na neve, que se transformou em algo parecido com a textura do sorvete atual.

No Brasil, em 2002, a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias de Sorvete) instituiu, em 23 de setembro, o "Dia Nacional do Sorvete", com a proposta de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que nesta época o consumo aumenta no país, contrariando o continente europeu onde o sorvete tem grande saída de inverno a verão.

 

No restaurante La Cucina Piemontese, um charmoso espaço localizado em Alphaville, que preza pela boa gastronomia inspirada na cozinha italiana contemporânea da região do Piemonte, o sorvete ganhou destaque no cardápio e é produzido artesanalmente, com receitas assinadas pela sócia proprietária e pâtissière, Leslie Manzini e a confeiteira Gabriela Ito.

 

Leslie dividiu com o Jornal da Economia a receita exclusiva do sorvete de Pistache da casa, ideal para dar as boas-vindas a primavera.

Vale a pena conferir!!

 

Gelato de Pistache do Restaurante La Cucina Piemontese

Rende aproximadamente 1 litro.

 

INGREDIENTES

2 xícaras de leite

1/2 xícara de creme de leite

1/2 colher para chá de extrato de baunilha

5 gemas

1/2 xícara de açúcar refinado

3/4 de xícara de pistaches descascados, tostados e picados

 

Modo de preparo:

1. Coloque o creme de leite, o leite, e o extrato de baunilha em uma panela de fundo triplo. Aqueça até que a mistura comece a ferver.

2. Enquanto isso, bata as gemas e o açúcar em uma tigela até que forme uma mistura clara e aerada. Quando a mistura de leite estiver quente, bata lentamente com a mistura de ovos.

3. Retorne a mistura à panela e volte a aquecer em fogo brando. Mexa constantemente com uma colher de pau até que a mistura engrosse e cubra a parte posterior da colher

4. Despeje a mistura em uma tigela, cubra-a e deixe esfriar.

5. Despeje a base do gelato na tigela da máquina de sorvete.

6. Acrescente os pistaches picados

7. Quando a mistura estiver congelada, transfira-a para um recipiente próprio e leve ao freezer. Seu gelato estará pronto para consumo

 

 

Receita assinada pela Chef Leslie Manzini, sócia proprietária do restaurante La Cucina Piemontese

 

 

Serviços:

Endereço: Av. Valville, 550 - Alphaville

Tel: (11) 4154-4617

Site: www.lacucinapiemontese.com.br

Redes sociais: @lacucinapiemontese


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.